top of page

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

  • Foto do escritor: Rodrigo Hemerly
    Rodrigo Hemerly
  • 2 de set.
  • 1 min de leitura

O artigo da coluna Fatos e Personalidades da Nossa História do mês de agosto de 2025 do Jornal Abaixo-Assinado Jacarepaguá e das Vargens versa sobre a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e tem como objetivo básico esclarecer a população carioca sobre este importante assunto.


A Segunda Guerra Mundial foi um dos principais conflitos armados da História da Humanidade, que teve início em virtude de uma série de motivos dos quais um dos mais relevantes foram as questões geopolíticas não resolvidas pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918), uma vez que, além de não terem sido resolvidas, ficaram mais complexas em razão do acréscimo de elementos novos a este fato histórico.


Complementando este cenário político e aprofundando a análise histórica, não poderíamos deixar de mencionar o surgimento e a expansão do ideário totalitário (fascismo na Itália e nazismo na Alemanha), tendo em vista o seu aspecto nacionalista e expansionista.


Com o início da Segunda Guerra Mundial no ano de 1939, o mundo esteve dividido em duas partes: Aliados (Estados Unidos da América, França, Reino Unido da Grã-Bretanha, Irlanda do Norte e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Ao longo desse conflito armado, o Eixo, inicialmente, triunfou, porém as circunstâncias mudaram, e os Aliados conseguiram inverter a situação e saíram vitoriosos no final desse conflito (no término da guerra, foram empregadas, pela primeira vez, armas nucleares). Com o fim da Segunda Guerra Mundial, houve a reorganização geopolítica da sociedade humana, a substituição da Sociedade das Nações (SN) pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a expansão dos países comunistas.


ree

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page