• Letícia Ribeiro Leite

DIETA E MERCADO DE PRODUTOS DIRECIONADOS A VEGANOS E VEGETARIANOS

Desde o surgimento da humanidade, a adoção de estilos de vida diferentes é uma crescente no mundo todo, isso ocorre pelo fato de que a vida das pessoas vai sendo moldada ao longo do tempo de acordo com diversos fatores, como: cultura, religião e alimentação por exemplo.


Com relação ao público vegano, além deles não consumirem produtos de origem animal, eles também adotam uma conduta de vida com o objetivo de combater a exploração animal em qualquer circunstância, ou seja, essas pessoas não aprovam a exploração de animais em trabalhos, na fabricação de vestuários ou para entretenimento, por isso além da sua alimentação diferenciada, esses consumidores optam por produtos que estejam de acordo com o seu estilo de vida, isto é, produtos veganos, tanto no que se refere a sua composição, como também na questão de não serem testados em animais.


Já com relação aos indivíduos vegetarianos, esses apresentam modificações relacionadas somente a alimentação e podem ser classificados das 4 formas a seguir: 1ª Ovolactovegetarianos, que são aqueles que não consomem carne, mas incluem na sua dieta ovos, leite e derivados. 2ª Lactovegetarianos, que são aqueles que não consomem carne e ovos, mas consomem leite e derivados. 3ª Ovovegetarianos, que são aqueles que não consomem carne, leite e derivados, mas incluem ovos em sua alimentação. 4ª Vegetarianos estritos, que são aqueles que não ingerem nenhum produto de origem animal.


Por isso, o mercado mundial de produtos direcionados a esse público tem aumentado, com o objetivo de atender as demandas dos consumidores veganos e vegetarianos. Nesse contexto, no Brasil ao longo dos anos, estão surgindo estudos e pesquisas com o objetivo de identificar o perfil desses consumidores e também tem aumentado a comercialização e o oferecimento de pratos compostos por alimentos oriundos de matérias-primas vegetais.

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