Segurando moedas

Apoie o Jornal

Precisamos do seu apoio

Faça sua doação financeira: seja amiga ou amigo do JAAJ

 

Vocês são loucos? Essa foi à primeira pergunta que o coordenador editorial do Jornal Abaixo Assinado ouviu quando disse a um grupo de amigos que iniciaria um jornal comunitário sem qualquer recurso. Se entendermos “loucura” como a privação do uso da razão, podemos afirmar que, naquele momento, a pergunta acima representava exatamente o gesto de ousadia e coragem dos amigos Almir, Ivan, Meirelles e Cabral. Para sair a Edição Zero foi feita uma bendita rifa. Cento e quarenta edições se passaram e a loucura acabou contagiando mais e mais pessoas na Baixada de Jacarepaguá. O Jornal Abaixo Assinado é hoje um símbolo da comunicação alternativa, popular e comunitária dentro da nossa cidade.

Não somos grandes como o Intercept, a Carta Capital, o Brasil de Fato e nem somos como os grandes veículos da mídia burguesa. Contudo, temos o nosso valor e importância no contexto atual e, principalmente, pela nossa aguda militância social em regiões com conflitos ambientais, de disputa pela posse da terra, de violência gritante com domínio do tráfico e predomínio da milícia, desrespeito ao ordenamento urbano e de um conservadorismo avassalador. Assim é Jacarepaguá, as Vargens, a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes. E aqui estamos nós: fazendo com paixão o Jornal Abaixo-Assinado de Jacarepaguá e das Vargens – JAAJ!

Fazemos o Jornal Abaixo-Assinado sem anúncios de empresas, sem venda de espaço para empresários endinheirados e políticos inescrupulosos e jamais faremos como fizeram os grandes jornais brasileiros ao venderem espaço para médicos comprometidos com o negacionismo publicarem propaganda de tratamento ineficazes contra a Covid-19 no meio de uma grave pandemia.

 

Há 16 anos construímos o jornal com recursos dos militantes e de amigos que apoiam o projeto. Nosso mantra é: Quem faz a luta, faz história! Escreve no Jornal Abaixo-Assinado e, ainda, financia nosso jornal popular! 

Todo mês passamos a sacolinha para arrecadar os recursos financeiros necessários para honrar os compromissos que temos. Os militantes, colunistas e amigos do jornal contribuem cada um com que pode no mês.

Então, gente amiga: você pode nos ajudar a colocar na rua mais uma edição do jornal, fazer uma edição com denúncias e poesias, mais uma entrevista com quem anonimamente faz á luta popular ou é um artista da comunidade, realizar vídeos com lideranças e estudiosos sobre os mais diversos temas de interesse do nosso povo, enfim dar voz aos oprimidos. Nosso jornal tem um lado: o lado da classe trabalhadora!

Para isso acontecer mais e mais, precisamos de sua ajuda financeira. Precisamos de sua doação. Precisamos de muito mais para fazer o jornalismo comunitário libertador de que eu, você, a Baixada de Jacarepaguá, o Rio de Janeiro e o Brasil necessitamos.

Faça sua doação financeira: seja uma amiga ou amigo do JAAJ

PIX – chave: (21) 97246-2213

jaajbr.png