top of page

GUARATIBA

  • Foto do escritor: Val Costa
    Val Costa
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

Bucolismo e modernidade se entrelaçam em um dos bairros

mais bonitos da cidade do Rio de Janeiro.


Guaratiba é um bairro da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. É o maior da cidade em termos de área, com 139 km². Os bairros de Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Pedra de Guaratiba e Barra de Guaratiba pertencem a XXVI R.A. de Guaratiba.


Seu nome tem origem na família linguística Tupi-Guarani. Tradicionalmente, são usadas duas explicações para a Toponímia: “ajuntamento de guarás” e “lugar onde há grande quantidade de garças”. Nessa localidade, existem vestígios de sambaquis de mais de 2 mil anos. A colonização de Guaratiba teve início em 1579, quando o português Manuel Velloso Espinha recebeu uma grande gleba de terras na região, que foi posteriormente dividida entre seus herdeiros. A Freguesia de São Salvador do Mundo de Guaratiba foi criada em 1676 e possuía uma economia baseada na produção agrícola, principalmente no cultivo de cana-de-açúcar.


No início do mês de novembro, a prefeitura anunciou que construirá um novo autódromo no município do Rio de Janeiro. Com investimentos de 1,3 bilhão de reais, esse autódromo terá um circuito de 4,71 quilômetros e possuirá capacidade para receber um público de até 120 mil espectadores. O projeto do chamado Autódromo Parque de Guaratiba foi instituído pela Lei Complementar Nº 273, de 17 de julho de 2024 e será todo realizado pela iniciativa privada.


ree

Esse empreendimento impactará consideravelmente o bairro que é a “porta de entrada” para um conjunto de praias preservadas e acessíveis principalmente por trilhas, como a Praia do Perigoso, Praia do Meio, Praia do Canto, Praia do Inferno e Praia dos Búzios. Em setembro de 2024, um grupo de parlamentares do PSOL denunciou ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) possíveis ilegalidades e inconstitucionalidades nessa construção. Segundo o documento apresentado, o projeto descumpre o Estatuto das Cidades e o Plano Diretor do Município do Rio de Janeiro.


Os defensores do autódromo de Guaratiba dizem que o projeto engloba melhorias na infraestrutura local, como a construção de uma nova estação do BRT TransOeste. No quesito ambiental, ocorrerá a preservação de mais de 40.000 m² de área verde e a implementação de medidas sustentáveis, como painéis fotovoltaicos, reuso de água e pavimentos permeáveis.


Comentários


bottom of page