top of page

FAZENDA DO VALQUEIRE OU FAZENDA DO V ALQUEIRE?

  • Foto do escritor: Val Costa
    Val Costa
  • há 13 horas
  • 2 min de leitura
ree

O bairro da Vila Valqueire localiza-se na AP 4 (Área de Planejamento 4) e faz parte da Região Administrativa de Jacarepaguá. Atualmente, juntamente com outros 19 bairros da cidade do Rio de Janeiro, engloba a chamada Zona Sudoeste. É um tradicional bairro residencial de classe média, com 32.279 habitantes (2010).


No século XVII, a região que ia do Campinho ao Tanque era chamada de Fazenda do Engenho de Fora, que foi posteriormente desmembrada entre vários proprietários, dentre os quais Antônio Fernandes Valqueire. Esse trecho de uma escritura de compra e venda de meados do século XVIII mostra que as terras dessa localidade já pertenciam à Fernandes Valqueire:

“(...) e para a parte de Sapupema se divide com terras do antigo Engenho chamado de Antônio de Sampaio que hoje possui Antônio Fernandes Valqueire (...)”

A origem do nome “Valqueire” deve-se, então, ao antigo proprietário dessa fazenda e não a um suposto 5º alqueire, ou, como também é comum encontrar, a 5ª parte de um alqueire.


Antônio Geremário Teles Dantas, que empresta o seu nome a uma importante avenida de Jacarepaguá, nasceu na Fazenda do Valqueire, em 1889. O avô materno dele, Francisco Teles, foi, durante muito tempo, dono dessas terras.


ree

Em 1927, os seus herdeiros de Francisco Teles lotearam essa propriedade, iniciando o processo de arruamento, por intermédio da Companhia Predial. Os lotes só foram ocupados efetivamente na década de 1960, pois a maioria dos compradores adquiriu os terrenos para investir e não para construir imediatamente. Nesse período, alguns logradouros do bairro receberam nomes temáticos. São 15 ruas que possuem nomes de flores, como a Rua das Rosas e a Rua das Camélias.


Em 2013, o Hospital Estadual da Criança foi inaugurado no bairro. Ele oferece tratamento de alto padrão aos pacientes pediátricos do SUS em casos de média e alta complexidade, como cirurgias ortopédicas, neurocirurgias e transplantes.


Em 2019, uma área do bairro compreendida entre as ruas das Camélias, Dálias, Rosas, Luiz Beltrão, a Estrada Intendente Magalhães e as praças Saiqui e do Valqueire foi designada como Polo Gastronômico e Cultural, por meio da Lei Municipal n.º 6 888.


Em 2023, a Lei Estadual Nº 10.232 estabeleceu como patrimônio imaterial para fins de preservação cultural, a passarela do samba Avenida Intendente Magalhães. Ela recebe os desfiles das escolas de samba da Série Prata, Série Bronze e do Grupo de Avaliação.



O professor Val Costa participou da gravação de um episódio da série “O Meu Lugar" sobre o bairro da Vila Valqueire. Esse minidocumentário faz parte de um conjunto de vídeos, produzidos pela Rio TV Câmara, que explora os bairros do Rio de Janeiro, mostrando suas histórias, culturas, personagens e particularidades.


Comentários


bottom of page