top of page

FAZENDA DA TAQUARA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO SE ENTRELAÇAM EM UM DOS PRINCIPAIS VESTÍGIOS HISTÓRICOS DE JACAREPAGUÁ

  • Foto do escritor: Val Costa
    Val Costa
  • 28 de set.
  • 3 min de leitura

A Fazenda da Taquara, popularmente conhecida como Fazenda da Baronesa, localizada na Estrada Rodrigues Caldas, reúne um importante acervo arquitetônico que data do período colonial da nossa história. A Capela de Nossa Senhora dos Remédios e Exaltação da Santa Cruz, construída em 1738, e a casa sede da fazenda, edificada em meados do século XVIII, são dois importantes bens históricos edificados nessas terras.


Os registros mais antigos desse engenho remontam ao século XVII. Em 1635, Salvador Correia de Sá e Benevides vendeu a propriedade a João Rodrigues Bravo. Pouco depois, em 1637, Bravo negociou parte do terreno com André Vila Lobos da Silveira. Em 1757, o então Engenho de Dentro foi passado por Antônio Teles de Menezes para o seu filho, Francisco Teles Barreto de Menezes. Após a morte de Francisco Teles, em 1806, a propriedade ficou para sua filha mais velha, Ana Inocência Teles de Menezes, que construiu

um canal de captação de água do Rio Grande para mover as moendas do engenho. Dona Inocência faleceu em 1836, deixando o engenho para sua sobrinha Ana Maria Teles Barreto de Menezes e para Francisco Pinto da Fonseca, que, em 1837, casaram-se e passaram a residir na casa sede da Fazenda da Taquara. Francisco Pinto da Fonseca e Dona Ana Maria tiveram dois filhos: Maria Rosa e Francisco Pinto da Fonseca Telles, que ficou com as terras do engenho após a morte do pai.


Francisco Pinto da Fonseca Telles foi tenente da 7ª Companhia do Corpo de Cavalaria da Guarda Nacional. Por seus serviços prestados na Guerra do Paraguai, foi nomeado Comendador da Ordem da Rosa. Também foi um grande benfeitor de Jacarepaguá. Doou terrenos para o encanamento dos rios Fortaleza, Ciganos e Olho d`Água, realizou arruamentos e cooperou para a implantação das linhas de bondes na região. Em 21 de outubro de 1882, o Imperador D. Pedro II lhe outorgou o título de Barão da Taquara. Em 3 de maio de 1881, na Capela da Santa Cruz, o Monsenhor Vigário Antônio Marques de Oliveira celebrou o casamento do Barão da Taquara com Leopoldina Francisca de Andrade.


D. Pedro II se hospedou durante dois meses, de novembro a dezembro de 1843, na Fazenda da Taquara. O objetivo era cuidar da saúde da princesa Dona Januária, já que a região, conhecida nessa época como Sertão Carioca, era considerada um local propício para tratamentos de doenças, pois possuía ar puro e temperaturas amenas.


Além do tombamento da casa e da capela pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN – pelo Decreto-Lei no. 25, de 30 de novembro de 1937, três iniciativas do poder público visam garantir a integridade desse patrimônio paisagístico e cultural do município. Uma é o Projeto de Lei Nº 1907/2004, que tomba a área que restou da Fazenda da Taquara. A segunda é o Decreto Municipal 21.209/01 que cria a Área de Proteção Ambiental da Fazenda Baronesa, com 100.000m². Por fim, a terceira é o Projeto de Lei Nº 1236/2008, que “Tomba a área da Fazenda da Taquara, e dá outras providências”. A Fazenda da Taquara foi reconhecida, pelo Projeto de Lei Nº 464/2009, como uma das sete maravilhas do bairro de Jacarepaguá, sendo classificada na quarta colocação.


ree

Em 2024, essa fazenda serviu de cenário para gravações de algumas cenas do Remake da novela “Renascer”, transmitida pela Rede Globo. Em agosto desse ano, o prefeito Eduardo Paes anunciou que desapropriará o local para a criação de um parque nos moldes do Bosque da Freguesia. O projeto visa a implementação de um centro cultural com uma biblioteca pública, pistas de caminhada e diversos equipamentos esportivos. A criação do futuro “Parque Municipal Bosque Fazenda da Baronesa" está envolvida em diversas polêmicas, como a proibição de visitas guiadas ao espaço pelos herdeiros do Barão da Taquara e também a forte rejeição ao projeto por parte da Associação Amigos da Fazenda da Taquara.


Comentários


bottom of page