RENATA MORAES
- Cíntia Travassos

- 28 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
Artista preocupada com a cultura em Jacarepaguá

Renata Moraes é carioca e mora na Praça Seca, Jacarepaguá. Ela diz que nasceu artista, e o teatro e ações artísticas sempre fizeram parte da sua vida.
Em 2014, fundou o Ccoletivo Crespinhos S.A., um projeto voltado para ações antirracistas e afirmativas direcionadas a crianças e adolescentes pretos.
O coletivo teve, e ainda tem, grande impacto no Rio de Janeiro e no Brasil, sendo reconhecido pela Prefeitura do Rio e por diversas instituições nacionais como uma iniciativa de extrema importância para o desenvolvimento da infância e da juventude negra. Sua primeira participação no Coletivo ocorreu no ano de 1998, no Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá, situado na Praça Seca.
Atualmente, atua como produtora cultural na Areninha Jacob do Bandolim, onde desenvolve ações e projetos voltados à cultura, formação de público e fortalecimento das manifestações artísticas do território.
Seu maior sonho é conseguir viver do seu trabalho na cultura, realizando projetos que transformem o seu território.
Moraes luta e quer ver o seu território se tornar um lugar potente, onde possa formar artistas, desenvolver projetos, construir história cultural, reduzir desigualdades que ainda existem, e produzir, criar e fortalecer ações na região, para que as pessoas não precisem se deslocar até o grande centro para consumir arte, cultura ou participar de experiências significativas.
Enfim, Renata Moraes acredita profundamente que a cultura e a educação transformam vidas, assim como transformaram a sua.






Comentários