top of page

ARTHUR TORRES: UM ARTISTA NATO E MILITANTE DA SAÚDE PÚBLICA

  • Foto do escritor: Cíntia Travassos
    Cíntia Travassos
  • há 4 horas
  • 2 min de leitura

Arthur Torres nasceu em Porto Velho, Rondônia, e cresceu em Curicica, Jacarepaguá, onde mora até hoje. Quando era criança, gostava de desenhar e cantar, e era sempre muito criativo e brincalhão, mas foi na adolescência que conheceu o teatro, indo levar sua irmã no balé. A partir dali, se envolveu com o mundo das artes e a produção cultural.


Torres é fundador, idealizador e coordenador de produção e projetos da Sociedade Agroecológica de Cultura e Inclusão – Saci, pesquisador, educador popular com ênfase em práticas coletivas em saúde e práticas de convivências nos territórios pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – Fiocruz, e graduado em gestão pública, arteterapeuta, produtor, artista e palhaço.


Atualmente, trabalha no Programa de Desenvolvimento do Campus da Fiocruz Mata Atlântica atuando na promoção comunitária e promoção da qualidade de vida. Trabalhou, também, como articulador territorial no Centro de Convivência e Cultura Pedra Branca/Museu Bispo do Rosário, no território da Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá.


ree

Desde 2022 até hoje , participa do desenvolvimento de ações com grupos em vulnerabilidade social, fomentando a criação e manutenção de redes intersetoriais entre Saúde, Educação, Assistência Social e Cultura no município, e integra a Comissão de Saúde Indígena em Contexto Urbano na AP 4.0, como articulador e pesquisador, ligado ao Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira.


Torres também é integrante da terceira turma da Rede de Defensores dos Direitos Humanos e Promoção da Saúde do RJ, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em produção cultural, tem mais de 12 anos de atuação na Zona Oeste, tendo trabalhado ativamente para a promoção da arte, cultura, educação, saúde e lazer.


Arthur Torres cultiva um sonho de vida que é acompanhar com felicidade e saúde o crescimento de sua filha e netos.


ree

Comentários


bottom of page