top of page

JACAREPAGUÁ, UM SERTÃO DE MEMÓRIAS

  • Foto do escritor: Magnun Alves
    Magnun Alves
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura
ree

Mais uma vez, a Casa de Cultura de Jacarepaguá marca positivamente a história desse bairro tão rico em narrativas. O marco da vez é o lançamento do livro “Jacarepaguá Um Sertão de Memórias”, uma verdadeira joia da literatura brasileira contemporânea. A obra reúne 20 autores, cada um trazendo seu olhar e conhecimento sobre o território: quilombos, museus, historiadores, geógrafos, jornalistas, ancestralidade indígena e comunidades que são símbolos de resistência.


O mês de novembro começou em grande estilo. No dia 1º, foi dado um passo ousado e grandioso: o projeto Polo Cultural de Jacarepaguá. Trata-se da continuidade de um plano de revitalização de uma área histórica repleta de patrimônios que precisam do nosso olhar e do nosso cuidado. A proposta busca promover feiras, criar áreas de convivência e espaços de formação e capacitação. Hoje, o que vemos são ruínas — e o que ainda não se tornou ruína pode ser destruído no futuro, caso ações como essa não sejam implementadas com urgência.


Como costumamos dizer: Jacarepaguá, lugar mais rico não há!


A riqueza dessa terra não está apenas no patrimônio físico, mas principalmente nos patrimônios imateriais. Muitas pessoas fizeram e continuam fazendo história neste território. Dos quintais produtivos à Casa do Artesão, do Viva Zona Oeste, Pedala JPA à Cia Poética e tantos outros produtores de arte e cultura que fazem esse Sertão pulsar.


Toda a dedicação e esforço de Alexandra, da Casa de Cultura, e dos escritores envolvidos resultaram em moções de reconhecimento, contemplando cada um deles pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro: a arte sendo legitimada, ganhando força e deixando um legado para esta geração e para as próximas.


O evento contou com a presença do subprefeito de Jacarepaguá, de representantes de vereadores que atuam no território e, principalmente, de mais de cem apaixonados por séculos de história preservada.


Arte, memórias e cultura. Eu sou +JPA

Comentários


bottom of page