• Carla Scott

PROJETO DE BIOPARQUE

O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, pretende criar um Bioparque na Barra, inspirado nos que já existem na Europa, China e Estados Unidos. Porém, para que o projeto aconteça, é de suma importância que haja investimentos no programa de despoluição do Complexo Lagunar da Baixada de Jacarepaguá. Sabemos que essa promessa de despoluição existe desde as Olimpíadas em 2016, mas até o momento, cinco anos depois, nada foi feito.


Todo esse investi mento, segundo o governador Claudio Castro, virá dos valores de outorgas da concessão da Cedae, que já está no planejamento da concessionária Inguá, que arrematou o bloco onde fica situado o complexo lagunar.


No último dia 16 de junho, o biólogo Mario Moscatelli, juntamente com o governador Cláudio Castro e o secretário de Meio Ambiente Thiago Pampolha e representantes das concessionárias, realizou um passeio de barco pelo canal de Marapendi e da lagoa da Tijuca. Moscatelli já havia apresentado este projeto no passado, mas faltava vontade política para fazer acontecer. Ele sempre defendeu a despoluição das lagoas e dos manguezais, que são fontes de vida e sofrem demais com a poluição, além do controle da ocupação do solo no entorno destas lagoas, para evitar o despejo in natura de esgoto.


Durante o “passeio”, Moscatelli mostrou a triste realidade:.um estoque de sofás, pneus, poltronas, plástico de todo o tipo, caixas d’água, sem contar o cheiro forte e desagradável. No blog Lulacerda, ele cita que este foi o dia que levou 29 anos para acontecer. Se teremos resultado ou não, ainda não sabemos. Em um dos trechos, Moscatelli informa que o governador questiona se essas lagoas são recuperáveis. E ele respondeu: “Claro que sim, governador, pois o que até hoje vinha faltando era vontade política!”. E acrescentou que garante que é possível sim.


Confiamos que, pelo fato de este convite ter acontecido e de escutarem um representante como o Moscatelli, que luta há anos pela recuperação das nossas lagoas e manguezais, já houve um grande avanço, porém, precisamos cobrar muito dos governantes para que não seja mais um lindo projeto no papel. Realmente, não será nada fácil, mas sempre acreditamos que há esperança!

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png