top of page
  • Foto do escritorJuliana Bernardo

PRINCIPAIS FIGURAS DE LINGUAGEM

Olá, queridos leitores, tudo bem? Nesta edição vou apresentar as principais figuras de linguagem que aparecem em provas de concurso e ENEM. Cada figura terá o conceito e o exemplo para que você fixe esse conteúdo e voe de foguete nas avaliações! Aproveitem e bons estudos!


ANTÍTESE – É o emprego de palavras ou expressões contrastantes, de sentidos opostos. "Tenho quase tudo, mas ficarei sem nada."


ONOMATOPEIA – Ocorre quando há o emprego de palavras que imitam sons ou ruídos. "O tic-tac do relógio o incomodava."


METÁFORA – Tem como base a analogia ou a comparação. "Minha filha é um anjo!"


COMPARAÇÃO – É confronto de ideias, por meio do conectivo "como". "Minha filha é bondosa como um anjo!"


ELIPSE – É a omissão de um termo facilmente subentendido. "Começamos um namoro há um mês." (Sujeito "nós" está subentendido nessa oração).


IRONIA – É sugerir o contrário do que as palavras ou frases exprimem. "Vejam que bela administração a deles!" (na verdade é o contrário).


PROSOPOPEIA – É a personificação de seres inanimados. "Rio de Janeiro, cidade onde o sol sorri."


Se você deseja melhorar o seu Português e quer ter aulas de qualidade, faça contato por meio das minhas redes sociais e acompanhem os meus conteúdos de Língua Portuguesa e de Redação: @professora_julianabernardo (Instagram). Profa. Juliana Bernardo (Facebook).


Abraços e até novembro!

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

COESÃO NA ESCRITA

Olá, queridos leitores, como vão? Nesta edição chamarei atenção a um importante aspecto da escrita de textos: a coesão. Ela é fundamental, a fim de que se escreva com pleno senti do, além da produ

TURBINE A SUA REDAÇÃO!

Olá, queridos leitores, como vão? O ENEM está bem próximo e por isso, nesta edição, trouxe dicas importantes e infalíveis para que a sua redação obtenha a melhor nota. Além disso, propus alguns temas

bottom of page