• Juliana Bernardo

ORTOGRAFIA

Olá, pessoal!


Preparados para as dicas desta edição? Ao redigir uma redação, inúmeros aspectos devem ser levados em consideração, além das técnicas de escrita da tipologia textual exigida. Por isso, é extremamente necessário estar atento à ortografia, por exemplo, e também a outros pormenores que, caso não estejam dentro do padrão da norma culta, poderão resultar negativamente. E é claro que realmente queremos o sucesso, não é? Então vamos a elas: a concordância nominal é de suma importância na escrita de textos, dessa forma atente-se aos exemplos abaixo e à sua explicação:

  • A água é necessária à saúde.

  • Água é necessário à saúde.

  • A entrada é proibida.

  • Entrada é proibido.

Quando o substantivo vier acompanhado de artigo, a concordância é obrigatória. Caso não haja o artigo, os termos ficarão invariáveis.


Este é um erro ortográfico muito cometido: o uso da crase antes de "todos". A partir deste momento, você não a usará mais anteriormente à palavra referida, pois ela é um pronome indefinido e a regra é clara: não se utiliza crase anterior a um pronome indefinido. Portanto, "à todos" está ERRADO e o correto é "a todos".


Ao escrever produções textuais, muitos candidatos acabam cometendo outros erros recorrentes quanto às formas verbais. São alguns deles: Fazem 10 anos que te conheci. O correto é FAZ, apesar da pluralização, pois o verbo fazer indicando tempo passado, não será flexionado.


Ele ainda não tinha chego em casa. O correto é CHEGADO e A casa, pois "chego" acompanha a 1ª pessoa do caso reto, o "eu" e quem chega, chega A algum lugar. Quando indicar tempo passado, o correto é utilizar o verbo haver como no seguinte exemplo: Há vinte anos viajamos para Itália. É necessário medidas urgentes. O correto é: São necessárias medidas urgentes. Ou seja, é preciso ocorrer a concordância verbal e a concordância nominal. Gostaram? Continuem nos acompanhando no próximo ano e alcancem o melhor resultado sempre!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Olá, queridos leitores, como vão? O ENEM está bem próximo e por isso, nesta edição, trouxe dicas importantes e infalíveis para que a sua redação obtenha a melhor nota. Além disso, propus alguns temas

Olá, queridos leitores, tudo bem? Nesta edição vou apresentar as principais figuras de linguagem que aparecem em provas de concurso e ENEM. Cada figura terá o conceito e o exemplo para que você fixe e

Olá, queridos leitores, tudo bem? Nesta edição vou apresentar duas dicas importantes para que vocês mantenham a coesão textual, ou seja, as referências realizadas ao longo do texto. Sigam estes

jaajbr.png