top of page

O SÍTIO QUE JANGO TINHA EM JACAREPAGUÁ

  • Foto do escritor: Val Costa
    Val Costa
  • 1 de set.
  • 2 min de leitura
João Goulart. Fonte: Presidência da República
João Goulart. Fonte: Presidência da República

No dia 31 de março de 1964, o general Olympio Mourão Filho partiria com suas tropas de Juiz de Fora em direção ao então estado da Guanabara para derrubar o presidente João Goulart. Nos dois dias seguintes várias negociações entre militares e políticos selaram o destino de um regime democrático e instauraram uma ditadura que perdurou por 21 anos.


O ambiente político na época era de muita instabilidade, já que as chamadas reformas de base prometidas por Jango desagradavam os setores mais conservadores da sociedade. Em 2 de abril, o presidente do Congresso Nacional, Auro de Moura Andrade, declarou vaga a presidência. No dia 11 do mesmo mês, o Congresso elegeu o Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco como o primeiro presidente do governo militar.


Na época em que era Vice-PreJoão Goulart Fonte Presidência da República sidente de Juscelino Kubitschek, na segunda metade da década de 1950, Jango iniciou a construção de uma casa de veraneio em um sítio no final da Estrada do Quitite, no bairro do Anil. Era o Sítio do Capim Melado. Hoje, o local é um condomínio fechado com o mesmo nome, mas a casa principal do sítio, toda feita de pedra, ainda existe.


Em abril de 1957, João Goulart começou a trazer vários empregados de sua cidade natal, São Borja, para a propriedade. Um dos mais conhecidos, Dirceu Trilha, foi preso e torturado durante a ditadura, falecendo aos 97 anos, em 2011. Trilha era o responsável por organizar a fila dos moradores de Jacarepaguá que queriam falar diretamente com Jango. Ele recebia pessoalmente cada visitante, sempre buscando atender as solicitações feitas pelas pessoas.


Após o golpe, João Goulart foi morar com a família no Uruguai e, depois, na Argentina, onde morreu, no dia 6 de dezembro de 1976. A versão oficial diz que ele foi vítima de um ataque cardíaco, mas a Comissão Nacional da Verdade, a pedido da família, investiga a possibilidade dele ter sido envenenado.


Comentários


bottom of page