O BRASIL É DOS BRASILEIROS
- JAAJ
- 9 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de ago.
A maldita carta de 9 de julho de 2025 de Trump entrará para a história política e diplomática do Brasil. Trata-se de uma prova contundente de um processo de golpe com o envolvimento de uma potência estrangeira.
Em editorial intitulado “Coisa de mafiosos”, o jornal Estado de São Paulo afirma:
“Que o Brasil não se vergue diante dos arreganhos de Trump. E que aqueles que são verdadeiramente brasileiros não se permitam ser sabujos de um presidente americano que envergonha a democracia... O presidente americano, Donald Trump, enviou carta ao presidente Lula da Silva para informar que pretende impor tarifa de 50% para todos os produtos brasileiros exportados para os EUA. Da confusão de exclamações, frases desconexas e argumentos esquizofrênicos na mensagem, depreende-se que Trump decidiu castigar o Brasil em razão dos processos movidos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro pela tentativa de golpe de Estado e também por causa de ações do Supremo Tribunal Federal (STF) contra empresas americanas que administram redes sociais tidas pelo STF como abrigos de golpistas. Trump, ademais, alega que o Brasil tem superávit comercial com os EUA e, portanto, prejudica os interesses americanos... Não há outra conclusão a se tirar dessa mixórdia: trata-se de coisa de mafiosos. Trump usa a ameaça de impor tarifas comerciais ao Brasil para obrigar o País a se render a suas absurdas exigências”.
Paul Krugman, vencedor do Nobel de Economia de 2008, defende impeachment de Trump por tarifa de 50% contra produtos do Brasil e diz que “a taxação ‘megalomaníaca’ foi motivada por razões políticas."
Enfim, Bolsonaro, Tarcísio, governador de São Paulo, e aliados usam mote “Brasil acima de tudo”, porém bajulam quem ataca o país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou de “verdadeiros traidores da pátria” os políticos que apoiam a decisão de taxar em 50% os produtos brasileiros, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Para piorar o Centrão no parlamento cria mais embaraços. A quatro meses da COP30, os deputados comandados pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, detonaram a legislação ambiental. PL da Devastação pode servir de dinamite para Trump contra o Brasil.
O Brasil é do povo brasileiro! Não vamos aceitar chantagem americana.
Comentários