JAAJ RECEBE HOMENAGEM NA ALERJ
- Bianca Lopes de Freitas

- 30 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Prêmio Carolina Maria de Jesus é destinado à pessoas e instituições
com ações voltadas para comunidades periféricas.

O Jornal Abaixo-Assinado de Jacarepaguá (JAAJ) foi homenageado na ALERJ, no dia 11 de dezembro, em evento organizado pela deputada Renata Souza (PSOL-RJ).
Na cerimônia foram homenageadas e premiadas pessoas e instituições dedicadas ao trabalho nas comunidades, atuando nas esferas de educação, cultura, comunicação, soberania alimentar, direitos humanos e capoeira.
O critério para escolha dos homenageados foi o trabalho coletivo, comunicadores populares e lideranças que tenham trabalho relevantes em favelas e periferias, promovendo a luta antirracista.
A deputada Renata Souza concede o prêmio Carolina Maria de Jesus desde 2019, com o objetivo de fazer com que a obra e o legado da escritora sejam inspiração e ferramenta política para valorizar a cultura das favelas através do reconhecimento dos trabalhos realizados por coletivos, comunicadores populares e lideranças que atuam em favelas e na luta antirracista, promovendo a justiça social e racial no Brasil.

A deputada Renata Souza ficou muito emocionada durante todo o evento na ALERJ, chegando a ter dificuldade de falar ao ver o plenário lotado com tanta gente bonita construindo vidas. Ela agradeceu a presença de todos e disse que seu propósito é dar vez e voz a toda comunicação alternativa e comunitária.
No evento, além da palavra de abertura da deputada Renata Souza, também usaram da palavra lideranças comunitárias e o encerramento teve apresentação de um grupo de capoeira.
O Jornal Abaixo-Assinado – JAAJ foi representado por seu fundador Almir Paulo e equipe. Almir, emocionado, se disse feliz por lançar luz sobre os movimentos sociais populares por meio do JAAJ.
O nosso jornal faz parte dessa luta, contando com a participação popular para educar, informar e fazer a história, disse ele.

Almir Paulo explicou que o Jornal Abaixo-Assinado é feito por um coletivo de pessoas que participam da luta comunitária na Baixada de Jacarepaguá. Pessoas que lutam por aquela região, mesmo sem recursos financeiros. Por fim, o fundador do JAAJ convidou os leitores participarem do jornal.





Comentários