top of page
  • Foto do escritorJuliana Bernardo

DICAS PARA MELHORAR A COESÃO TEXTUAL

Olá, queridos leitores, tudo bem? Nesta edição vou apresentar duas dicas importantes para que vocês mantenham a coesão textual, ou seja, as referências realizadas ao longo do texto.


Sigam estes bizus e colham os melhores frutos!


Os pronomes demonstrativos ‘este’, ‘esta’ e ‘isto’ são utilizados como mecanismos coesivos referenciais de forma catafórica, isto é, de forma posterior. O exemplo a seguir demonstra a afirmativa: “O maior problema do Brasil é este: a corrupção (referência posterior).”


Já os pronomes demonstrativos ‘esse’, ‘essa’ e ‘isso’ são utilizados como mecanismos coesivos referenciais de forma anafórica, isto é, de forma anterior. O exemplo a seguir demonstra a afirmativa: “O maior problema do Brasil é a corrupção (referência anterior). Isso não é positivo para o país.”


“De quebra”, trago aqui uma regra acerca dos dois pontos. Eles não encerram a oração, portanto escreva com letra minúscula após usá-los: “Ricardo era assim mesmo: um rapaz estudioso.”


Curtiram as dicas? Haverá mais na próxima edição! Acesse às minhas redes sociais e acompanhem os meus conteúdos de Língua Portuguesa e de Redação: @professora_julianabernardo (Instagram). Profa. Juliana Bernardo (Facebook). Abraços e até outubro!

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

COESÃO NA ESCRITA

Olá, queridos leitores, como vão? Nesta edição chamarei atenção a um importante aspecto da escrita de textos: a coesão. Ela é fundamental, a fim de que se escreva com pleno senti do, além da produ

TURBINE A SUA REDAÇÃO!

Olá, queridos leitores, como vão? O ENEM está bem próximo e por isso, nesta edição, trouxe dicas importantes e infalíveis para que a sua redação obtenha a melhor nota. Além disso, propus alguns temas

bottom of page