top of page
  • Foto do escritorJuliana Bernardo

CONHEÇA A ESTRUTURA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM

Atualizado: 15 de set. de 2021

Olá, queridos leitores, como vão? Nesta edição falarei sobre a estrutura do texto dissertativo-argumentativo modelo ENEM para que ajudá-los na conquista da tão sonhada vaga na universidade pública.


A tipologia textual em questão tem o objetivo de apresentar um ponto de vista aprofundado, por meio de argumentos que precisarão ser fundamentados cientificamente, além de apresentar propostas de intervenção a fim de solucionar os problemas sociais expostos. De modo a obedecer as cinco competências exigidas pela banca, mostrarei a vocês, de forma sucinta, o que deverá ser abordado em cada parágrafo.


Na introdução é preciso contextualizar (“linkar” o tema com algum repertório), expor a tese (o ponto de vista global) e relatar os dois argumentos que serão detalhados nos parágrafos de argumentação.


Já nos parágrafos de desenvolvimento, será necessário retomar com detalhes os argumentos expostos na introdução, por meio dos seguintes tópicos: tópico frasal (oração que norteará o parágrafo), a problematização, o repertório (fundamentação científica que deverá ser realizada de acordo com conhecimentos de outras áreas) e a finalização.


As propostas de intervenção devem ser desenvolvidas da seguinte forma: em primeiro lugar, é imprescindível fazer a retomada da tese. Em segundo lugar, é o momento de propor as soluções. De que maneira? É indispensável que haja agentes (governamentais e sociais), as propostas concretas e possíveis de serem realizadas, o meio e a finalidade das soluções.


Dicas de ouro: não se esqueçam de escrever com verdade mediante a exposição de repertórios estatísticos, dados históricos, pesquisas, comparações ou relações de causa e consequência. Além disso, o uso dos conectivos é obrigatório, portanto não deixe de redigi-los para manter a coesão textual e não perder pontuação na competência número 4.


Espero que vocês tenham gostado e sigam-me nas minhas redes sociais: Instagram: @professora_julianabernardo e Facebook: Profa. Juliana Bernardo Português. Até a próxima edição!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

COESÃO NA ESCRITA

Olá, queridos leitores, como vão? Nesta edição chamarei atenção a um importante aspecto da escrita de textos: a coesão. Ela é fundamental, a fim de que se escreva com pleno senti do, além da produ

TURBINE A SUA REDAÇÃO!

Olá, queridos leitores, como vão? O ENEM está bem próximo e por isso, nesta edição, trouxe dicas importantes e infalíveis para que a sua redação obtenha a melhor nota. Além disso, propus alguns temas

bottom of page