COLOCAR FOGO NO MATO É CRIME
- Bianca Lopes de Freitas

- há 2 horas
- 2 min de leitura
Incêndios Florestais Ameaçam a Biodiversidade
Nesta entrevista para a Tribuna do Interior, o Major do Corpo de Bombeiros, lotado no quartel do município de Magé, Antônio Amarante, fala sobre os danos causados pela prática criminosa de colocar fogo no mato e a impunidade que estimula os criminosos. No site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), portal do Governo Federal, há informações
sobre as queimadas no Brasil.

Tribuna - Quais as causas das queimadas?
Amarante - Há causas naturais, como raios, mas também provocadas pelo ser humano, desmatamento ilegal e queimadas para pecuária e agricultura, o que é proibido pela Lei nº 9.605/1998 e pelo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) mas ainda ocorrem habitualmente. Balões, que são proibidos, também causam muitas queimadas. E ainda há queimadas feitas deliberadamente com o intuito de destruir o meio ambiente.
Tribuna - Como funciona o treinamento de civis para prevenção e combate às queimadas?
Amarante - Com o treinamento para conscientização sobre não soltar balões, não queimar áreas verdes para pastagem e evitar fogueiras em locais que ofereçam riscos. Ensinamos técnicas de prevenção e primeiros combates a focos de incêndios.
Tribuna - Quanto tempo leva para a natureza se recompor?
Amarante - Pode levar de décadas a séculos a recuperação do solo a depender do tipo de bioma e do tipo de solo ou a frequência com que aconteçam as queimadas. O prejuízo para o meio ambiente é imensurável.
Tribuna - Como podemos ajudar na recomposição?
Amarante - Primeiro, evitando novos focos de incêndios, novas agressões ao meio ambiente com ações preventivas e replantio de novas vegetações.
Tribuna - No que as queimadas impactam a mudança climática?
Amarante - Aumento na emissão de gases, impacto no efeito estufa, interrupção do ciclo da água, perda da biodiversidade do solo, grandes estiagens e inundações.
Tribuna - No que as queimadas impactam a Economia?
Amarante - Impactam no preço dos alimentos, afetam as hidrelétricas, aumentando o custo da energia, aumentam a poluição do ar, o que afeta o custo com a saúde da população.
Tribuna - A legislação brasileira é suficiente para reprimir as queimadas?
Amarante - A legislação brasileira é muito ineficiente na punição dos culpados por essas queimadas, seja quem solta balões, seja quem queima a vegetação pra criar áreas de pastagens. Não existe punição exemplar para quem causa esses prejuízos à população no Brasil.
Jornal Abaixo-Assinado republica essa preciosa entrevista do major do Corpo de Bombeiros publicada na Tribuna do Interior na íntegra pela sua importância.






Comentários