top of page

A QUEM SERVEM ANEEL E ANTT?

  • Foto do escritor: Juçara Braga
    Juçara Braga
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

Esta é uma pergunta que não quer calar. A quem servem essas Agências Reguladoras? Qual o propósito delas? Duas decisões recentes deixam claro que tanto Aneel quanto ANTT não servem aos interesses da população. Resta saber a que interesses atendem.


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o aumento de R$ 14,50 para R$ 21,00 no pedágio da BR-040 no trecho Rio-Juiz de Fora, onde há três praças de pedágio. Aumento de 45%. Um presente expressivo para a nova concessionária, Elovias, que acaba de assumir a gestão da rodovia entronizada pela ANTT.


Em seu site, a ANTT informa que o “objetivo é garantir uma rodovia mais segura, previsível, confortável e moderna para milhões de pessoas que circulam entre Minas e Rio todos os meses — com acompanhamento permanente da ANTT”


Sabemos todos o que foi o acompanhamento da ANTT durante a (indi) gestão da Concer, concessionária que saiu brigando e deixou a BR-040 em petição de miséria.


E a Aneel?


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acaba de aprovar a renovação do contrato de concessão da distribuição de energia elétrica com a Light por mais 30 anos. Uma empresa que vem progressivamente piorando a qualidade dos serviços prestados à população da área que atende.


Picos de luz constantes, falta de energia, apagões. Essa é a realidade que nós, consumidores, vivemos hoje sob a batuta da Light que, na opinião da Aneel, atende aos requisitos legais, técnicos e operacionais exigidos pela regulação.


Resta saber onde vivem os sabichões da Aneel que aprovaram a renovação da concessão com esses argumentos. Com certeza, não residem em área coberta pela Light que vem prestando um péssimo serviço com falhas constantes.


Só o que não falha, na Light, é a conta absurdamente elevada que nos bate à porta todos os meses. Espero que o Ministério de Minas e Energia, que tem a palavra final, conceda atenção aos consumidores sem concessões para a Light.

Comentários


bottom of page