top of page
  • Foto do escritorCíntia Travassos

VINNÍCIUS VELOSO: O PALHAÇO DA FREGUESIA

Vinnícius Veloso nasceu na Penha, bairro da zona Norte do Rio de Janeiro e, atualmente, mora na Freguesia, Jacarepaguá. O seu primeiro contato com as artes ocorreu aos 8 anos de idade, quando era um menino extremamente tímido. E seu pai, notando essa característica, o matriculou em um curso de teatro.

Veloso acredita que a arte o escolheu, pois aos 17 anos, quando fazia um curso de propaganda e marketing, um colega de classe o chamou para assistir ao ensaio de um espetáculo. Ao chegar ao local, foi apresentado à professora, e ela entregou o texto para ele, dizendo que ele seria o próximo a encenar. Velloso, então, explicou que estava lá simplesmente para assistir. A professora respondeu que ninguém assistia a sua aula, ou participava do ensaio ou teria que ir embora, e ele preferiu subir no palco. Com isso, lá se vão 27 anos de teatro atuando e levando alegria ao público.

Vinnícius Veloso desenvolve trabalhos paralelos, em várias frentes que seguem juntas. Trabalha na “Cia 2 Banquinhos” como palhaço desde o final de 2018, e é fundador da escola de teatro Novos Talentos, com a qual desenvolve oficinas, cursos e workshops em escolas, além de seu trabalho como o palhaço Fulano, cujo texto do personagem também é escrito por ele. E em breve lançará o seu primeiro livro.



Durante a pandemia, Veloso perdeu alunos em virtude do fechamento das escolas. As aulas foram ministradas de forma virtual, e nem todos aderiram a este formato. Por outro lado, a pandemia teve seu lado positivo, pois ele aprendeu bastante a linguagem audiovisual, aperfeiçoando o trabalho com o seu palhaço e como ator. Também adquiriu habilidade para lidar com a câmera e editar vídeo. E agora ele pretende levar todo esse conhecimento para a forma presencial nas escolas.

O maior sonho de Vinnícius Veloso é morar na Europa e levar o seu trabalho de ator e de palhaço para os países deste continente.

Sigam suas redes sociais:

Instagram: @vinniciusveloso; @novostalentosteatro e @nacompanhiadesimesmo

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O IMPACTO DA PANDEMIA NA ÁREA DA CULTURA

Um dos setores que sofreram com a pandemia foi a cultura, e vários artistas, agentes culturais, fazedores de cultura, museus, espaços culturais, teatros, cinemas, entre outros, tiveram suas atividades

bottom of page