• Carla Scott

RIO DAS PEDRAS E O RISCO CONSTANTE DE DESABAMENTO

Atualizado: 11 de set. de 2021

Rio das Pedras é uma área naturalmente vulnerável. Toda a região abaixo da via principal de acesso, onde a comunidade de Rio das Pedras está situada, é formada por terrenos de brejos de péssima qualidade que, segundo o biólogo Mario Moscatelli, funciona como uma enorme geleia.


Para tornar a área própria para construção, seria necessário um enorme preparo e grandes investimentos. O que não é o caso dos prédios e casas que foram construídos naquela região. localidade


O dono do imóvel que desabou contou que comprou o terreno na década de 1990, quando nele havia apenas um barraco de madeira. A construção foi feita aos poucos, conforme ia conseguindo pagar para que sua família morasse.


No andar térreo do prédio funcionava a lan house do filho Nathan, que faleceu no desabamento com a filha Maitê de apenas 2 anos. Eles moravam no primeiro andar, e foram resgatados sem vida. Kiara, mãe de Maitê, foi resgatada com vida cerca de seis horas depois, e continua internada em estado grave.


Uma semana após a tragédia, outro prédio deu sinais de desabamento, apavorando todos os moradores que tiveram que abandonar suas casas próximas ao local. Historicamente atraindo moradores vindos do Nordeste, hoje muitos dos habitantes do Rio das Pedras são migrantes que antes mesmo de chegarem já conheciam um parente ou amigo que moravam na comunidade. E assim a comunidade foi crescendo de forma irregular ao longo dos anos.


Com mais de 55 mil moradores situados numa área de 90 hectares, em constante expansão, o local é dominado há muitos anos pela milícia. Ao passar pela localidade, conseguimos observar o constante acúmulo de lixo nas ruas, os rios no entorno poluídos, pouca ventilação, com muitas construções muito próximas uma das outras e, além disso, quando chove, o alagamento é certo nas ruas e vielas.


Infelizmente a situação na região é gravíssima, e este não será o primeiro nem o último caso de desabamento. A área é uma bomba-relógio.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png