• Maria de Souza Teixeira

POR QUE LUTAR POR VILA AUTÓDROMO?

Hoje, a permanência de Vila Autódromo representa muito mais do que simplesmente sobreviver a uma remoção programada. Nossa comunidade representa um marco na luta contra as desapropriações, pelo o direito a moradia popular. O trabalhador tem o direito de permanecer na área construída por ele. Nós vivemos numa região que melhorou. Antes, nosso bairro era Curicica. Agora, nos chamam de Barra da Tijuca. A construção dos condomínios chiques, com estrutura de transporte, de hospital, de shopping e todo tipo de recurso, trouxe a valorização dos terrenos.


E aí nós não podemos mais ficar nessa área? Será que o pobre só tem o direito de morar nas áreas abandonadas da cidade: sem transporte, sem saneamento básico? Não, nós precisamos reafirmar o direito a moradia com dignidade nas áreas nobres da cidade, porque somos nós que construímos essas áreas, então é preciso que comecem a incorporar a população carente. Quando o governo remove uma comunidade, uma favela, na verdade ele cria novas comunidades, novas favelas, quando o certo é urbanizar aquele local, criar condições dignas para aquela população viver.


É por isso que venho brigando: é mais do que a minha moradia, aqui na Vila Autódromo nos tivemos indenizações altas até… Mas na nossa compreensão, nós rejeitamos certas indenizações, certas negociações, porque compreendemos que nós não estamos mais lutando simplesmente pela nossa casa, nós estamos lutando sim: pelo direito a moradia de toda a população trabalhadora do país.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png