OLHO NO OLHO ENTRE LULA E TRUMP
- JAAJ

- há 4 dias
- 1 min de leitura
A instabilidade política no Brasil cresce assustadoramente. O comportamento da extrema direita buscando inviabilizar o governo Lula no Congresso Nacional é gritante – como no caso da derrubada da taxação dos super ricos. E, ao mesmo tempo, trazendo sérios riscos ao país ao articular com o governo Trump ações políticas contrárias aos interesses do povo brasileiro. Exemplo disso é a taxação de 50% das exportações brasileiras.
São indícios concretos de instabilidade política, riscos econômicos e pressões externas no caso do Brasil atualmente. Os impactos principais já se percebem.
Os exportadores de produtos que vendem para os EUA estão sob risco imediato: redução de demanda, adiamento de investimentos, paralisação de pequenas empresas. Pressão sobre emprego nos estados mais exportadores – estudos feitos pelo governo fala de “fechamento de empresas, demissões, perda de renda”. Estimativas sugerem que o impacto poderia levar a uma retração de até ~1,49% do PIB brasileiro ou até mais, dependendo do cenário. Setores como mármore/ granito, exportação de pedras naturais, estão relatando fortes impactos - “cerca de 100 pequenas empresas praticamente paralisadas”.
Para aliviar a pressão, governo federal já anunciou linha de crédito de ~R$ 30 bilhões para mitigar os efeitos. Aguardamos a conversa olho no olho de Lula e Trump. A família Bolsonaro perdeu, bem como os bolsonaristas e aliados no parlamento e nos governos estaduais.
Assim, apoiamos o discurso do governo Lula em torno de proteção da economia brasileira e soberania nacional. Ceder jamais. Viva o povo brasileiro!



Comentários