O TALENTO DE PAULO SANTANA
- Cíntia Travassos
- 30 de set.
- 1 min de leitura
Paulo Santana é fotógrafo, carioca e morador de Curicica. Seu interesse pelas artes surgiu aos 16 anos, quando começou a fazer teatro no Colégio Nossa Senhora de Misericórdia e também por influência de sua irmã de criação Aparecida, que era a primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e uma grande pesquisadora na área das artes.
Na época, Santana também fazia balé e canto coral e, logo depois, no ano de 1978, começou a se interessar por fotografia, trabalhando como laboratorista. Ele desenvolve o seu trabalho baseado no pensar a fotografia, nos levando a refletir sobre muitos temas da vida, que vão além da coisa técnica, envolvendo ética, responsabilidade social e o poder que a fotografia tem de mover as ideias das pessoas, tornando-as diferenciadas.

Na década de 1980, ingressou na área de vídeo, e começou a trabalhar numa produtora independente de vídeo como office boy. Em seguida, tornou-se assistente de um curso de produção de vídeo, até exercer a função de instrutor.
Em 1988, iniciou carreira na TV e passou a fazer parte de um grupo de jornalismo na antiga TV Rio, hoje, Record TV. E em 1990 transferiu-se para a TV Globo, assumindo o cargo de repórter cinematográfico na Região Serrana e, de lá pra cá, nunca deixou de trabalhar na área, inclusive em várias produtoras independentes.
