• Jornal Abaixo Assinado

O Parque Natural Municipal do Bosque da Freguesia

Por Val Costa

Início de uma das trilhas do Bosque

Início de uma das trilhas do Bosque


O Parque Natural Municipal Bosque da Freguesia, mais conhecido como Bosque da Freguesia, é uma das principais Unidades de Conservação da Região Administrativa de Jacarepaguá. Trata-se de uma reserva com 31 hectares, tombada pela Lei Municipal 1.512/89. A luta pela preservação de uma área verde na região remonta aos anos 1980, quando movimentos comunitários e ambientalistas, representados pela Associação de Moradores e Amigos da Freguesia AMAF e pelo Grupo de Defesa Ecológica – GRUDE, sensibilizaram o Poder Público Municipal para desenvolver iniciativas que impedissem a retirada do que restou da vegetação original do bairro da Freguesia. Essa pressão finalmente resultou na criação de um Parque Municipal, através do Decreto n.º 11.830 de 11/12/92 e delimitado pelo Decreto n.º 12.962 de 08/06/94.

A área que compreende o Bosque da Freguesia pertencia, no início do século XX, ao engenheiro carioca Joaquim Catramby. Era uma Chácara, que, além de ser usada como local de veraneio, também possuía criações de suínos, bovinos, equinos e aves. A paisagem da Freguesia nessa época era tomada por sítio e chácaras, que serviam para o lazer e também para moradia. O Bosque fica no centro de outra Unidade de Conservação, a Área de Proteção Ambiental do Bairro da Freguesia, com uma dimensão de 366 hectares.

Uma das quadras da área de lazer do Bosque

Uma das quadras da área de lazer do Bosque


Originalmente toda essa região era coberta pela Floresta Ombrófila Densa, que foi sendo gradativamente substituída, ao longo do período colonial, pela cultura da cana-de-açúcar. A mata que compõe o Bosque da Freguesia é basicamente secundária, em estágio inicial e médio de regeneração. Destacam-se as bromeliáceas e as cactáceas. Entre 2009 e 2013 foram plantadas 11 mil mudas de espécies nativas.

A fauna é tipicamente urbana, predominando as aves, como os bicos-de-lacre, os tizius e os sanhaços, que buscam os frutos das diversas árvores existentes no local.  O gavião-carijó também é avistado com certa frequência no local.

O Bosque da Freguesia possui 2,5 km de trilhas, além de um campo de futebol, uma quadra polivalente, uma biblioteca, uma sala de Educação Ambiental, apiários e um parquinho com vários brinquedos. Atualmente, essa Unidade de Conservação encontra-se sob a tutela da Fundação Parques e Jardins. O Bosque possui duas entradas: uma na Avenida Ten. Cel. Muniz de Aragão e outra pelo estacionamento do Rio Shopping.

Sede do Bosque da Freguesia

Sede do Bosque da Freguesia


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png