• Jane Nascimento

O HORTO FICA!

Atualizado: 23 de Dez de 2021

Nossa colunista Jane Nascimento fez uma entrevista especial com Débora Nascimento, moradora do Horto, no Jardim Botânico, Zona Sul da cidade, que, incansavelmente, com outras famílias residentes na localidade, trava uma luta há anos em busca do direito de permanecer em sua casa. Remoção não!


Após 12 anos de luta, em 9 de outubro de 2021, foi votado e aprovado, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, o Projeto de Lei no 161/ 2009, de autoria do vereador Reimont, que torna a comunidade do Horto uma Área de Especial Interesse Ambiental. Fato que garante o direito da permanência da comunidade.


Jane – Há quantos anos existe o Horto?

Débora – O Horto é uma comunidade bicentenária.

Jane – Quantas famílias vivem no Horto?

Débora – Somos 621 famílias.


Jane – Quanto tempo vocês estão na luta?

Débora – Desde 1987 que sofremos com o processo de remoção.


Jane – Quais os motivos alegados para a remoção dessas famílias?

Débora – Eles alegam que o Horto é uma área de preservação ambiental.


Jane – Durante todos esses anos de luta, quais foram as vitórias obtidas?

Débora – Uma das vitórias concretas, foi quando dissemos NÃO ao cadastro que o SPU queria fazer para o Minha Casa, Minha Vida, e a comunidade unida derrubou isso. Falou que não ia se cadastrar. E de fato a maioria não fez o cadastro. As nossas vitórias internas foram maiores, como a que se refere à Área de Especial Interesse Ambiental, e a de ter conseguido retardar a reintegração de posse. Mas nossa maior vitória será quando conquistarmos a regularização fundiária.


Jane – Como uma pessoa experiente na luta por moradia, digo que vocês já são vitoriosos por estar resistindo e existindo, contrariando um sistema covarde e capitalista. Afirmo que graças a pessoas perseverantes como os moradores do Horto poderemos ter esperança de um mundo melhor. Aproveito para agradecer ao Horto pelo apoio dado à comunidade Vila Autódromo, e dizer que aprendemos muito com vocês. Digo também que somos os donos do Brasil!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png