NÃO UMA, MAS DUAS LINHAS DE METRÔ PARA JACAREPAGUÁ!
- Sidney Teixeira Jr
- 9 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de ago.
O sonho pela expansão metroviária ainda existe!
Apesar de promessas antigas não cumpridas sobre a expansão do metrô (do Terminal Rodoviário da Alvorada até a Zona Norte da cidade, cruzando Jacarepaguá e a linha de metrô de Del Castilho), os moradores não se abalaram.
A Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (AMAF) mantém firme o sonho de ver a Baixada de Jacarepaguá conectada entre si e com o restante da cidade do Rio de Janeiro por um grande transporte de massa e sustentável. Em 8 de julho, entregamos um pedido formal ao governador Cláudio Castro: o acréscimo de mais uma linha no Plano Diretor Metroviário, mais especificamente, a batizada “Linha Transversal”.
Essa linha conectaria Jardim Oceânico, Itanhangá, Freguesia, Taquara, Vila Valqueire, Pavuna e Belford Roxo. Também seria uma grande integração entre vários transportes, como outras linhas de metrô (as já estabelecidas Linhas 2 e 4, além da prometida e não cumprida Alvorada – Zona Norte) e vias de BRT. Para isso, promovemos um abaixo-assinado, coletando mais de 6 mil assinaturas (https://change.org/metro-transversal), angariamos o apoio da ACIJA (Associação Comercial e Industrial de Jacarepaguá) e entregamos um ofício ao governador do Estado.
Não somos os únicos a promover a ideia do metrô conectando esses grandes adensamentos populacionais. Parecida com essa proposta, Pedro Geaquinto, do blog Quero Metrô, já há muitos anos propõe um eixo de conexão muito semelhante ao nosso como parte de toda uma proposta de revolução no sistema metroviário da região metropolitana do Rio de Janeiro (https://querometro.wordpress.com). Além de ratificar a ideia, reforça a necessária ousadia para sonhar com tempos melhores!
E aos entusiastas das discussões de mobilidade: toda quinta-feira, às 18h, há debates virtuais do Fórum Permanente de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Participe!
