top of page
  • Jornal Abaixo Assinado

CANSADO DE OUVIR FALAR EM CORONAVÍRUS?

A sociedade está cansada de ouvir falar em violência e pandemia e quer a sua vida normal de volta. Retomar a rotina de trabalho e estudos dá a falsa ilusão de que a pandemia foi embora.  Mas a pandemia é real ou uma simples “gripezinha”? 

Para alguns com a imunidade alta, sem doenças pré-existentes e que tomam todas as medidas de precaução (higienizar as mãos constantemente, usar máscaras e evitar aglomerações), pode ser sim somente uma “gripezinha”, porém para mais de 120.000 pessoas no Brasil não foi bem assim! 

Imaginem toda a população do Tanque e da Taquara morrendo em seis meses! Exatamente isso! Nenhuma pessoa sobrando para contar a história! Será que todas essas pessoas tinham doenças pré-existentes? Não, muitas eram saudáveis, atletas, com imunidade boa. Então o que aconteceu? Os cientistas ainda pesquisam, no entanto o que se sabe é que essa doença não segue uma mesma linha, um padrão, em todos os contaminados. Cada organismo reage de uma forma. Fazer o quê se os meios de prevenção conhecidos não são tão eficientes?

Lançamento de esgoto in natura no Rio Grande. A falta de saneamento básico é um dos principais entraves para o combate ao Novo Coronavírus no Brasil.


Como vou evitar aglomerações num transporte público ineficiente? Segundo o site do próprio BRT, a expectativa de passageiros do corredor Transcarioca é de 70.000 passageiros por dia.  Embora no início da pandemia tenha existido uma higienização mais constante e limites de passageiros por ônibus, o que se vê hoje são ônibus superlotados e em péssimas condições de conservação. O ideal seria que, em pequenas distâncias, o percurso seja feito a pé, evitando assim aglomerações e melhorando a capacidade cardiorrespiratória, o que dificulta que o vírus se fortaleça no organismo. 

Outro fator muito importante é a higienização. Como manter uma boa higienização se, segundo o IBGE, 47,6% da população brasileira não tem coleta de esgoto? Outro fator que influencia diretamente na imunidade é a alimentação correta. No Brasil, segundo a ONU, 15 pessoas morrem a cada dia por subnutrição. O índice de obesidade também está crescente, obesidade é resultado de má alimentação, levando a problemas como o alto diabetes, fator de risco para o Covid-19. 

Boa alimentação, higienização e atividade física, melhoram a imunidade, fortalecendo o organismo, o que não garante que você não será contaminado, mas ajuda que seu organismo tenha forças para lutar contra o vírus.

Escrito por Maria Beraldina Antônio

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page