top of page
  • Foto do escritorCíntia Travassos

AGASSIS SARMENTO: ARTISTA DA ECONOMIA CRIATIVA DE JACAREPAGUÁ

Atualizado: 10 de jan. de 2022

Agassis Sarmento, 64 anos, com formação em desenho de arquitetura e projetos, nascido no Lins de Vasconcelos, atualmente morador da Freguesia, é um artista de mão-cheia, talentoso e criativo. O interesse pela arte ele herdou da família, na qual todos possuem aptidão para artes e música, e um a um foi se desenvolvendo a sua maneira.

Sarmento diz que seus irmãos são ótimos pintores e desenhistas. Já transitou com sua arte pela feira hippie em Ipanema, galpão das artes urbanas na Gávea, no Colégio Miguel Couto, onde deu aula de “Artes com Sucatas” para alunos do primeiro ano ao nono do Ensino Fundamental, além de ministrar palestras e participar de feiras em vários lugares, como na Escola Técnica Visconde de Mauá e na Unicarioca.


O trabalho de Sarmento consiste em coletar e selecionar material que possa ser reutilizável em educação ambiental, artística e comportamental. Quando começou a pandemia, com fé que tudo voltaria ao normal, foi preparando suas aulas e os materiais necessários, tanto que logo voltou às atividades com tudo bem organizado. Seu sonho é que o mundo entenda a riqueza dos materiais que estamos jogando nos mares, nos rios e que eles se transformem em renda para os que valorizam e multiplicam essa proposta sustentável. E como diz a jovem ativista ambiental sueca Greta Thunberg: “chega de discurso, vamos fazer a nossa parte agora”.


Atualmente, Agassis Sarmento está ministrando cursos de desenho, pintura e artes sustentável na Casa Colaborativa, um espaço fértil para conexões, desenvolvimento e expansão, que fica na rua Zoroastro Pamplona, n. 703, no bairro Freguesia, onde acontecem vários eventos. Um deles é o “arte.com”, que ocorreu no domingo, dia 12 de dezembro, das 14 às 20h, com muita música, artesanato, gastronomia, microfone aberto e muita diversão.


Instagram: @.acasacolaborativa.

Email: agassissarmentorobotic@gmail.com


A criançada na oficina de sucatas na Casa Colaborativa. Foto de Paloma Lourenço.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O IMPACTO DA PANDEMIA NA ÁREA DA CULTURA

Um dos setores que sofreram com a pandemia foi a cultura, e vários artistas, agentes culturais, fazedores de cultura, museus, espaços culturais, teatros, cinemas, entre outros, tiveram suas atividades

bottom of page