• Jornal Abaixo Assinado

A arte da vencedora: Rosalina Brito

*Por Valéria Barbosa

Rosalina Brito ganhou o 3º Prêmio Cesgranrio Novos Talentos da Pintura – Júri Popular – 2019, com a obra: HOMEM QUE MATA GENTE, uma releitura do Abaporu de Tarsila do Amaral.


Moradora da Cidade de Deus há 50 anos, Rosalina Brito foi removida de Inhaúma por conta de uma enchente, e chegou ao bairro em um caminhão de lixo, assim como a maioria dos removidos transferidos das diversas partes do Rio de Janeiro na ocasião. Suas obras contam sua história em cores e formas. É comunicadora popular, chargista, ceramista, poeta, atriz e artista plástica.

“Eu não estou mais me sentindo invisível, eu não sou lixo. O reconhecimento é muito bom. Estou muito feliz. Eu me esforcei muito para este momento. Decidi ser artista plástica. Dediquei-me. Hoje sou uma artista reconhecida até no exterior”, enfatiza Rosalina Brito.

Ela já ilustrou seis livros infantis da escritora Isa Colli; o livro “Falcão mulheres e o tráfico”, de Celso Athayde e MV Bill, e o livro “50 anos da Cidade de Deus”, uma homenagem promovida pela Flup- – Feira Literária das Periferias. S, suas telas contaram em quadrinhos a sua história e a do bairro. A Rosalina artista também é chargista do Jornal CDD Vive.

Suas obras estão na exposição da Casa de Cultura de Jacarepaguá compondo a história do bairro, junto ao lado das de outros artistas da região. Vale a pena conhecê-las. A Casa de Cultura fica na rua Alberto Soares Sampaio, nº 72, Taquara.

Fale com nossa artista Rosalina Brito E-mail: <rosalinabrito2@gmail.com> // Whatsapp: 968670080 // Instagram: Rosalinabrito2

*Escritora e coordenadora do Jornal CDD Vive

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Um dos setores que sofreram com a pandemia foi a cultura, e vários artistas, agentes culturais, fazedores de cultura, museus, espaços culturais, teatros, cinemas, entre outros, tiveram suas atividades

jaajbr.png