• Jornal Abaixo Assinado

VOTO CONSCIENTE PELA MINHA CIDADE E MEU BAIRRO

Editorial da Folha de S. Paulo no dia 24 de setembro sobre as eleições municipais desse ano: “Instados a manifestar suas preferências espontaneamente, 57% disseram não saber quem escolher e 16% se mostraram inclinados a não votar em ninguém.”

Os eleitores não estão nem aí para quem vai comandar as cidades onde vivem a partir do próximo ano. É um cenário permanentemente desolador.

Viramos zumbis, fantasmas de eleitores desanimados. Deixamos a escolha para os outros. O problema é que cada vez mais os outros também estão desanimados, e saltam para o lado dos zumbis. Se meter em política virou coisa feia. E isso só interessa aos poderosos.

Não esqueça: seu voto faz a diferença. O destino da cidade que vivemos que está em jogo. Daí vote consciente.  

A princípio, quando se fala em voto consciente, faz-se referência à importância de um voto tomado a partir de informações adequadas. Que apontem ao eleitor que o votado é quem está mais apto a atender às demandas da população. Além disso, trata-se também de um voto “desapegado”: antes de pensar em vantagens pessoais, o eleitor deve pensar na coletividade, nas pessoas que o rodeiam: o que elas querem? O que eu acredito que elas precisam? É esse tipo de questionamento que deve estar na mente de um eleitor na hora de definir seu voto.

O fato é que um voto consciente sempre será melhor do que um voto não consciente (um voto vendido, anulado, ou feito na brincadeira).

Este ano vou escolher consciente uma mulher progressista para cuidar da cidade do Rio de Janeiro. Vou escolher entre a Renata (PSOL  50), Benedita (PT  13) e Martha (PDT  12).

Escrito por Ivan Paulo

Eleição Dia 15 de Novembro

O primeiro turno das eleições será no dia 15 de novembro.  Votação para vereador  e prefeito. 

Nos locais em que houver segundo turno, a data é o dia 29 de novembro, para definir o prefeito ou a prefeita da cidade.

O horário de votação foi ampliado por conta da pandemia da Covid-19. Os eleitores poderão comparecer às urnas de 7h às 17h. Importante destacar que o horário entre 7h e 10h é preferencial, para pessoas acima de 60 anos.

Lembre-se! O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png