top of page
  • Foto do escritorAnna Karolinna Gomes

VOCÊ SABE O QUE É POBREZA MENSTRUAL?

Atualizado: 20 de out. de 2021

A pobreza menstrual ocorre quando pessoas que menstruam não conseguem ter acesso a produtos de higiene básica durante o período menstrual.

Muitas meninas em idade escolar deixam de frequentar a escola durante a menstruação pela falta de acesso a esses produtos, afetando o seu desempenho escolar. Quando essas pessoas não têm acesso a produtos de higiene passam a utilizar roupas velhas, esponjas, tampas, miolo de pão, entre outros. A pobreza também ocorre quando não conseguem fazer de três a seis trocas do absorvente descartável ou de acordo com o absorvente que a pessoa estiver usando, o que pode causar infecções urinárias, candidíase e até uma condição chamada Síndrome do Choque Tóxico, em que por conta da falta da troca constante de absorvente a mulher pode desenvolver essa condição bacteriana.

A educação menstrual e o entendimento do nosso ciclo é de suma importância, pois a menarca costuma ocorrer durante a idade escolar, e conhecer o corpo feminino e seus mecanismos evitam desde o constrangimento de “descer” inesperadamente até ISTs (Infecção Sexualmente Transmissível) e gravidez não planejada.

A falta de acesso à água e a sabão pode impedir a lavagem e reutilização de alguns tipos de absorventes de pano ou coletores menstruais, ao passo que os absorventes descartáveis poluem o meio ambiente e não podem ser higienizados para reuso. Cada tipo de absorvente possui vantagens e desvantagens.

Comprar um pacote de absorvente para as pessoas de classe média é trivial, mas para muitas outras é impossível, o que, além de causar um desconforto físico, provoca um enorme conflito com o próprio corpo e a autoestima. É preciso pensar nas pessoas em situação de rua e nas situações embaraçosas que vivenciam diante desta dificuldade. Que tal pressionar vereadores e deputados eleitos para a redução da pobreza menstrual? O SUS, as clínicas das famílias e até mesmo as escolas poderiam distribuir absorventes e, assim, diminuir essa barreira para pessoas que menstruam.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page