• Cíntia Travassos

VANESSA MIRANDA É ARTISTA CIRCENSE E MAIS UM TALENTO DE JACAREPAGUÁ

Atualizado: 26 de set. de 2021

Vanessa Miranda é artista circense e começou a se interessar por circo em 2004, quando conheceu a banda O Teatro Mágico, que leva para seus shows vários elementos circenses. Logo após, conheceu o Teatro de Anônimo, onde participou de cursos e passou a fazer apresentações.


Moradora da Praça Seca desde 2015, ela percebeu a carência de oficinas e espetáculos circenses na região de Jacarepaguá (estes se concentram mais no Centro, Zona Sul e Barra da Tijuca). Em 2017, a jovem artista começou a ministrar oficinas, com contribuição consciente na Lona Cultural Jacob do Bandolim, como forma de democratização de acesso à população. Lá, Miranda ensina acrobacias aéreas (tecido, trapézio) e pernas de pau para adultos e crianças.


Vanessa Miranda já produziu na Lona de Jacarepaguá dois shows Varieté de circo, que consiste em trabalhar com artistas independentes e com variedade de números circenses (aéreo, malabarismo, acrobacias, palhaçaria, equilibrismo...) e, no final, realiza o passa chapéu. O passa chapéu é uma tradição milenar dos tempos da Grécia antiga e é a principal forma de remunerar o trabalho dos artistas e de democratizar o acesso à arte.


Ela participou de shows no Circo Voador, com a banda Francisco El Hombre, e de diversas Varietés pela cidade. Sua formação acadêmica é Análise de Sistemas, área que trabalhou por muitos anos — ela era concursada —, “até que o bichinho da arte do circo me picou”, como ela diz. E isso transformou-a completamente, e Miranda abandonou formalmente sua carreira em 2015.


A pandemia veio de forma devastadora na vida da artista. Ela precisou se reinventar. Realizou de forma on-line oficinas de circo, foi contemplada pela Lei Aldir Blanc e pela Funarte, fez edição de vídeos para outros grupos, produziu coletivamente o II Encontro Mundial de Pernas de Pau EMPÉ (on-line) e vídeos com números circenses — e nesse momento o seu conhecimento de informática foi de grande valia. Aproveitou também para se reciclar estudando e ampliar sua rede de relacionamento profissional.


Vanessa Miranda é mais um talento de Jacarepaguá. Parabéns, nossa artista!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Um dos setores que sofreram com a pandemia foi a cultura, e vários artistas, agentes culturais, fazedores de cultura, museus, espaços culturais, teatros, cinemas, entre outros, tiveram suas atividades

jaajbr.png