• Carla Scott

TRILHA TRANSCARIOCA É ESCOLHIDA PARA FÓRUM EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO BRASIL E DO MUNDO

Atualizado: 14 de Dez de 2021

A Trilha Transcarioca, com cerca de 180 km, cruza a cidade do Rio de Leste a Oeste, iniciando em Barra de Guaratiba e terminando no morro da Urca. Considerada a maior trilha urbana de longo curso do Brasil e da América Latina, mais de 60% da sua extensão está localizada dentro do Parque Estadual da Pedra Branca, percorrendo ainda vários bairros e regiões da Baixada de Jacarepaguá.

O objetivo principal de uma trilha de longo percurso é ligar as unidades de conservação e funcionar como um corredor ecológico entre elas, induzindo o manejo integrado do Mosaico Carioca de Áreas Protegidas. Tem como finalidade também proporcionar, além do lazer, mais empregos e renda para as comunidades locais, e servir como instrumento de conservação, contando com o apoio de diversos voluntários.

Dentre as melhorias implementadas, podemos citar a sinalização padronizada, para oferecer mais acessibilidade e aproximar o parque da comunidade, bem como a educação ambiental com atividades de reflorestamento.

Todo este importante trabalho de restauração florestal e de manejo de trilhas que a equipe da Trilha Transcarioca realiza nos corredores verdes foi escolhido como uma das boas práticas nacionais, na Categoria Uso Público, a serem apresentadas no Fórum de Voluntariado em Unidades de Conservação do Brasil e do mundo. O projeto foi selecionado dentre mais de 400 práticas enviadas para a seleção.


A Trilha Transcarioca foi idealizada em 1995 e, em 1997, tornou-se um projeto da Smac – Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro. O projeto foi apresentado pela primeira vez no Congresso e Exposição Mundial de Ecoturismo – World Ecotur 97, que aconteceu no Rio Centro – RJ.


Visão do projeto:

  • Restaurar o ecossistema degradado ao longo da trilha, trabalhar a educação ambiental e o senso de pertencimento ao caminhante e à comunidade local.

Atividades realizadas:

  • Sinalização e manejo de trilhas;

  • Reflorestamento;

  • Remoção de espécies invasoras;

  • Mutirões de limpeza;

  • Manejo em área reflorestada;

  • Enriquecimento de espécies em área reflorestada.

No primeiro e no segundo domingo de cada mês, a equipe promove atividades de plantio de espécies nativas. No primeiro, na vertente de Realengo e, no segundo, na região da Grota Funda. Desta forma, os voluntários podem se programar para as atividades.

Participe você também e colabore ativamente com o meio ambiente!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png