• Jornal Abaixo Assinado

Thamires Miranda faz à diferença na CDD

Thamires Miranda: mais um orgulho para Cidade de Deus

Texto de Regina Prado*

Thamires Miranda, 23 anos, moradora há 20 anos da Cidade de Deus, sempre seguiu à risca os conselhos de sua mãe. Resultado?

Satisfação ao exibir seu troféu de superação: a sonhada residência em saúde coletiva.

Embora tenha sido aprovada em uma faculdade pública, ainda assim não teve condições para arcar com as despesas do curso de pedagogia. Na época, ela conheceu o Fies, entretanto, mais uma vez, por causa da situação financeira, foi obrigada a escolher o Campus mais próximo de casa para que, assim, não precisasse ter gasto com locomoção, se a necessidade exigisse. Porém no campus não havia pedagogia. Thamires, então, embora decepcionada, decidiu optar por uma área que tivesse biologia, e matriculou-se no curso de enfermagem, imaginando que poderia trocar de carreira, caso não se adaptasse. Mas, para sua surpresa, se apaixonou pelo curso, e passou a sonhar em se tornar uma enfermeira de saúde da família, uma profissional de renome.

Thamires estudou em escola da rede privada, como bolsista, o que fez toda diferença em sua formação. Além de determinada, ela reconhece o apoio indispensável da mãe, da avó e do marido.

“Precisamos nos unir”, essa é a frase que, segundo Thamires, mostra a solução para o momento caótico que estamos vivendo na saúde. Ela vai além, e afirma: “necessitamos escolher melhor nossos governantes e, sobretudo, cumprir com os nossos deveres para exigirmos nossos direitos. O povo precisa entender que a saúde não é só dever do Estado, mas também do cidadão, e que, sem educação, essa atitude torna-se impossível”.

Por tudo isso, Thamires acha que “o profissional precisa de humanização, porque a retórica é necessária, não é só o doente que precisa de ajuda, mas uma família inteira, o profissional humanizado garante atenção global ao problema do paciente. Somos humanos que cuidamos de humanos, não podemos deixar de ser humanos”.

Thamires hoje é um orgulho para sua família. E essa é mais uma história de superação na Cidade de Deus, provando que, independente da condição financeira, não é impossível alcançar a vitória. A trajetória de Thamires é prova disso.

*Moradora e Particpante do Movimento Popular na CDD

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png