• Jornal Abaixo Assinado

Templo localizado na Colônia possui igreja homônima na Região dos Lagos


Igreja de Nossa Senhora dos Remédios - Colônia

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios - Arraial do Cabo

*YAKARÉ UPÁ GUÁ – Professor Val Costa  

As terras que hoje pertencem ao atual Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira, anteriormente chamado de Colônia Juliano Moreira, faziam parte do Engenho de Nossa Senhora dos Remédios. A devoção à Nossa Senhora dos Remédios foi introduzida em Portugal, no século XIII, pelos religiosos franceses da Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade. A finalidade era resgatar escravos da África e do Oriente Médio.

Em 1664, os proprietários do Engenho de Nossa Senhora dos Remédios, os irmãos João e Tome Silva, construíram uma pequena capela nessas terras. No mesmo local, em 19 de outubro de 1862, foi inaugurada uma igreja com o mesmo nome do engenho. Com projeto do alemão Theodoro Marx (arquiteto oficial do Império), a cerimônia de inauguração teve a presença do Imperador D. Pedro II. O templo é apontado como um dos poucos exemplares, no Rio de Janeiro, da fase neoclássica da arquitetura brasileira.  A igreja está protegida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) desde 1972.

Na Mesorregião das Baixadas Litorâneas, popularmente conhecida por Região dos Lagos, existe uma igreja com o mesmo nome do templo da Colônia. Ela fica no Município de Arraial do Cabo, próxima à praia dos Anjos.  A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios de Arraial foi construída em 1506. Nesse templo foi celebrada a primeira missa em recinto fechado do Brasil. Arraial do Cabo foi o ponto de desembarque da expedição de Américo Vespúcio, que construiu uma casa de barro e pedra no bairro da Rama. Neste local foi criada a primeira feitoria do Brasil. Vespúcio desembarcou em terras fluminenses em 1503. Estava com 24 homens, 12 canhões e diversas armas menores. O objetivo era construir uma fortaleza, que eles chamaram de Sururu. Vestígios da mesma ainda podem ser encontrados no local onde foi erguida, entre o porto e a Praia do Forno.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png