• Juliana Bernardo

SINTAXE PARA A ESCRITA

Olá, queridos leitores, tudo bem?

A sintaxe é uma parte da Língua Portuguesa bastante temida. Muitos alunos não percebem a importância dela para a construção de orações bem estruturadas à compreensão do texto. Quando no Ensino Fundamental e Médio, os estudantes questionam “por que estudamos isso, professora?” Sempre explico que ela serve para estruturar aquilo que será escrito, portanto o entendimento por parte do leitor ficará claro e objetivo. A seguir, alguns tópicos da sintaxe os quais serão essenciais nas produções textuais.

A localização do sujeito é fundamental a fim de concordá-lo com o verbo. Entender a transitividade verbal, abre caminho para aplicar a correta regência, ou seja, a ligação entre o verbo e o seu complemento, além de facilitar o conhecimento das regras de crase. Saber as orações coordenadas e subordinadas permite o aperfeiçoamento do uso das conjunções, que são elementos coesivos, e o acertado uso da vírgula por meio da inversão sintática. Viram só como a sintaxe é importantíssima?

Vamos com tudo e até a próxima edição! Acesse às minhas redes sociais e acompanhem os meus conteúdos de Língua Portuguesa e de Redação: @professora_julianabernardo (Instagram). Profa. Juliana Bernardo (Facebook).

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Olá, queridos leitores, como vão? O ENEM está bem próximo e por isso, nesta edição, trouxe dicas importantes e infalíveis para que a sua redação obtenha a melhor nota. Além disso, propus alguns temas

Olá, queridos leitores, tudo bem? Nesta edição vou apresentar as principais figuras de linguagem que aparecem em provas de concurso e ENEM. Cada figura terá o conceito e o exemplo para que você fixe e

jaajbr.png