• Jornal Abaixo Assinado

Será que é falta de projeto de governo?

Editorial

No dia 1º de julho de 2019, o presidente Jair Bolsonaro completou seis meses, ou 180 dias, de governo. Já deu para perceber que o presidente continua no palanque e que falta um projeto de governo claro e centrado no combate aos graves problemas nacionais.

Principal problema no Brasil, a geração de empregos não apresenta sinais de melhora. A taxa de desemprego está em 12,3%. São 13 milhões de pessoas desempregadas. Somados a população subocupada (que trabalha menos de 40 horas, mas que gostaria de trabalhar mais), chegaremos a uma taxa de desemprego ampliada de 25%. Emprego não mostra sinais de melhora.

Claro que essa conta recai mais sobre os ombros dos governos Dilma e Temer. Todavia, a impressão geral dos economistas é de uma economia estagnada em um patamar muito baixo, há quem já fale em “cheiro de recessão”. A crise têm levado especialistas a preverem mais um ano perdido na economia — o Produto Interno Bruto (PIB) não deve crescer nem 1%.

O Brasil perdeu a capacidade de crescer desde o último trimestre de 2014 e, até agora, não houve nenhuma expansão sustentável. Para se recuperar, o país teria de tomar várias medidas e mesmo assim demoraria um ano pelo menos para conseguir crescer 1% ou 2%. A  reforma da Previdência não basta para recuperar o país. Na verdade, a Nova Previdência ataca os trabalhadores, as trabalhadoras e os mais pobres.

Seis meses de governo Bolsonaro de muita trapalhada de seus filhos e ministros.  A política externa entrega nossas riquezas. A política ambiental em apenas seis meses já se tornou a mais desastrosa da história. Corte de verbas para a educação. Serão quatro anos de dificuldades para o povo brasileiro.

Não acreditamos em milagres. Enfim, nos resta continuar na luta.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png