• Jornal Abaixo Assinado

Rio 2016: um legado de remoções


capas_dossie

Rio 2016, os Jogos da Exclusão: remoção de 77 mil pessoas de suas casas e comunidades

A campanha “Rio 2016, os Jogos da Exclusão” promoveu o lançamento do “Mapa da Exclusão” com o verdadeiro legado das Olimpíadas no Rio de Janeiro, reunindo informações sobre as comunidades removidas, as favelas ocupadas, os crimes ambientais e as obras repletas de irregularidades. O mapa aponta, por exemplo, todos os locais onde ocorreram remoções na cidade desde 2009 — ano em que o Rio foi escolhido como cidade-sede dos jogos —, resultando em um processo de retirada de aproximadamente 77 mil pessoas de suas casas.

O “Mapa da Exclusão” mostra também o impacto ambiental dos jogos, denunciando que nenhuma meta de despoluição foi cumprida; aponta o processo de privatização dos equipamentos esportivos; a falta de transparência das grandes obras de intervenções urbanas, como o Porto Maravilha, no qual as empresas do consórcio estão envolvidas em denúncias na operação Lava Jato; e mais as violações ao trabalho, com a perseguição as trabalhadores tradicionais de rua — os camelôs —  e a morte de 11 pessoas durante as obras dos Jogos desde 2013.

O objetivo do “Rio 2016, os Jogos da Exclusão” é deixar claro o alto custo desse megaevento esportivo para a cidade, não apenas financeiro, mas principalmente social. O legado que ficará para a população carioca é de uma cidade segregada e militarizada, marcada por uma série de violações de direitos humanos.

“O Rio vem lutando contra os efeitos dos megaeventos desde o Pan de 2007. Agora, chegamos ao fim de um ciclo de quase uma década, com os Jogos da Exclusão. A Jornada de Lutas, de 1º a 5 de agosto,  é a chance de debater tudo que aconteceu no Rio e, em alguma medida, no país, mas também de fortalecer a resistência contra esse modelo de cidade cada vez mais segregada”, explica Giselle Tanaka, membro da campanha Jogos da Exclusão, ressaltando também que o Rio vai ter grandes desafios para enfrentar após esse período de megaeventos.

Mais informações:

Leia completo o Dossiê Megaeventos e Violações de Direitos Humanos no Rio de Janeiro Olimpíada Rio 2016: Jogos da Exclusão

http://rio.portalpopulardacopa.org.br/

https://www.facebook.com/jogosdaexclusao/


jogos-da-exclusao
0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png