• Jornal Abaixo Assinado

REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LIVRO

Atualizado: 19 de Jul de 2021

“Outro dia, já faz muito tempo, eu, criança interessada que sou em descobrir a verdade sobre os segredos dos adultos, resolvi fazer um passeio no fundo do mar…”

Bem desse modo poderíamos, como autores e autoras, iniciar um texto direcionado aos candidatos a leitores/leitoras, digamos, na segunda fase do interesse pela leitura.  

Escrevi este texto no dia em que comemoramos a importância da biblioteca: 9 de abril. No momento, o contexto é desolador em relação ao incentivo à produção do livro. Portanto, a falsa ideia de que não teremos mais, num futuro não muito distante, bibliotecas no formato físico, “me cheira” a coisas de desgovernos que tentam sobretaxar as produções culturais, especialmente o livro, algo horripilante, que me deixa de “cabelos em pés de guerra”. 

O razoável seria propor-se ao diálogo sobre a revitalização da casa dos professores que nos ensinam mudos, imóveis, e são manuais indispensáveis à vida. 

Dia 18 de abril, por exemplo, comemoramos o dia Nacional do Livro Infantil, data de aniversário do escritor Monteiro Lobato. Neste mesmo mês, no dia 25, por sugestão da Organização das Nações Unidas – ONU, comemoramos também o Dia Internacional do Livro Infanto. 

E eu encerro com a estrofe a seguir.

Com os lábios ressecados

A alma toda assustada

Eu tomo a caneta e tino

Na direção da empreitada

Em tratar de mais um tema

De Deus a bênção, mais nada.

Escrito por Severino Honorato

3 visualizações0 comentário
jaajbr.png