• Jornal Abaixo Assinado

Rede Carioca de Agricultura Urbana é medalha de ouro


feiras-agroecolc3b3gicas-no-rj

Rede CAU é medalha de ouro *Por Manoel Meirelles

A Rede Carioca de Agricultura Urbana, ou Rede CAU, é um movimento social que agrega pessoas e organizações para a defesa da agroecologia nas cidades. Atua junto aos quintais produtivos e lavouras, defende o consumo ético e responsável, como dimensão de luta campo-cidade, e no acesso às políticas públicas. Em seu coletivo atuam representantes de diversas organizações populares, instituições de pesquisa e ensino. Está vinculada à Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ), ao Coletivo Nacional de Agricultura Urbana e à Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

A agricultura carioca por décadas tem sido maltratada e inviabilizada e junto com ela, também os agricultores e as agricultoras, suas história, seus direitos, seus meios de vida. A Rede Carioca de Agricultura Urbana tem a convicção de que os agricultores da cidade do Rio de Janeiro produzem alimentos saudáveis em quantidade e qualidade adequada, condizentes com os valores culturais locais e regionais. Daí, a luta intensa!


rede-au_logo

As lutas e vitórias da Rede CAU são expressivos: Circuito Carioca de Feiras Orgânicas; vários agricultores têm certificado da produção orgânica; o reconhecimento e uma reparação histórica com as Comunidades Cafundá Astrogilda e  Camorim, certificadas como remanescentes quilombolas pela Fundação Cultural Palmares; a venda para alimentação escolar estadual, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); a concretização do acesso ao Documento de Aptidão ao Pronaf (DAP) para agricultores e agricultoras urbanos gerando a possibilidade de acessar programas governamentais, financiamentos e o registro carimbado de produtor rural nessa cidade.

Por essa história de luta e pela sua importância social na organização dos agricultores e agricultoras urbanos, a Rede CAU receberá das mãos do vereador Leonel Brizola Neto (PSOL) a Medalha Pedro Ernesto. O evento acontece no dia 10 de julho, na Feira da Roça das Vargens, no largo de Vargem Grande.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MJADRA

jaajbr.png