• Jornal Abaixo Assinado

Quero de volta meu ônibus


“Cadê meu Busão?”

No dia 27/11, às 16h, ocorreu o evento “Cadê meu Busão?” na Rua Godofredo Viana (entrada da Chacrinha), no Tanque. O intuito da atividade, organizada pelo movimento Luta pelo Transporte – Jacarepaguá, foi discutir o impacto do corte de linhas de ônibus na região. Desde 2010, a prefeitura do Rio de Janeiro – por meio da Secretaria Municipal de Transporte e em associação com os empresários da RioÔnibus e da Fetranspor – está operando o projeto de “racionalização” do transporte público. Neste processo, centenas de linhas de ônibus foram cortadas em toda a cidade, tendo sido projetadas para Jacarepaguá a extinção e alteração do itinerário de 54 linhas.

Os moradores da Rua Godofredo Viana foram extremamente prejudicados por esta transformação, pois uma série de linhas que foram extintas ou alteradas passavam pela localidade, resultando em um aumento significativo do trajeto que os residentes do local andam para pegar um ônibus ou o BRT na estação Tanque. Também foram prejudicados os usuários do Hospital Curupaiti, que fica também na região e teve o acesso dificultado pelo projeto de “racionalização”. Dentre as linhas que passavam pela rua estão: 734, 747, 758, 690, 701, 636, 353.

A atividade “Cadê meu Busão?” teve música, exibição de vídeo, comida e uma roda de conversa para pensar coletivamente em formas do povo exigir suas linhas de ônibus de volta! Como resultado, foram levantados diversos problemas – como os já citados acima – e marcado um protesto para o dia 17/12, com concentração às 17h na esquina da Godofredo Viana com a Cmte. Luiz Souto. Importante lembrar que o povo da Praça Seca (bairro vizinho) já conseguiu o retorno de duas linhas 636 e 353 quando foi as ruas exigir seu direito à mobilidade. O povo não vai mais aceitar os abusos da Secretaria Municipal de Transporte e dos grandes empresários do setor. É o povo que vai mandar no transporte!


Foto da Reunião do movimento Luta pelo Transporte 

Entre nessa luta – Contatos

Facebook: Luta pelo Transporte – Jacarepaguá

Email: lutapelotransportejacarepagua@gmail.com

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png