• Jornal Abaixo Assinado

Qual a diferença: viagem ou viajem


DÚVIDAS COTIDIANA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Viagem ou viajem?

*Professora Micheli Ferreira

Nesta edição estaremos aprendendo um pouco mais acerca de palavras homônimas.

Trataremos especificamente das palavras e as quais possuem o mesmo som, contudo se diferenciam pela grafia. Portanto, são chamadas homônimas homófonas heterógrafas.

Gramaticalmente, é um substantivo e, um verbo. A palavra viagem é definida como o nome dado à ação de deslocar-se de um lugar para o outro. Consiste no verbo viajar conjugado na terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo.

Para exemplificar, podem ser consideradas as sentenças: “A viagem foi magnífica!”; “Acredita-se que eles viajem ainda hoje.”.

É relevante considerar também os empregos metafóricos. Nas frases “A viagem pelo trem da vida deixa muitos passageiros pelo caminho.”, o vocábulo está empregado no sentido conotativo e não se refere ao ato de viajar. Há também os empregos metafóricos cotidianos para as palavras aqui analisadas e outras de mesmo radical, como “viajar na maionese”.

Como vimos, caro leitor, nossa língua é bastante diversificada e os falantes a enriquecem cada vez mais com usos distintos para uma mesma palavra. Assim, ao escrever, pense na intenção comunicativa, na mensagem que deseja transmitir. Desse modo, erros ortográficos poderão ser evitados.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MJADRA

jaajbr.png