- Jornal Abaixo Assinado
Qual a diferença: viagem ou viajem
DÚVIDAS COTIDIANA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Viagem ou viajem?
*Professora Micheli Ferreira
Nesta edição estaremos aprendendo um pouco mais acerca de palavras homônimas.
Trataremos especificamente das palavras e as quais possuem o mesmo som, contudo se diferenciam pela grafia. Portanto, são chamadas homônimas homófonas heterógrafas.
Gramaticalmente, é um substantivo e, um verbo. A palavra viagem é definida como o nome dado à ação de deslocar-se de um lugar para o outro. Consiste no verbo viajar conjugado na terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo.
Para exemplificar, podem ser consideradas as sentenças: “A viagem foi magnífica!”; “Acredita-se que eles viajem ainda hoje.”.
É relevante considerar também os empregos metafóricos. Nas frases “A viagem pelo trem da vida deixa muitos passageiros pelo caminho.”, o vocábulo está empregado no sentido conotativo e não se refere ao ato de viajar. Há também os empregos metafóricos cotidianos para as palavras aqui analisadas e outras de mesmo radical, como “viajar na maionese”.
Como vimos, caro leitor, nossa língua é bastante diversificada e os falantes a enriquecem cada vez mais com usos distintos para uma mesma palavra. Assim, ao escrever, pense na intenção comunicativa, na mensagem que deseja transmitir. Desse modo, erros ortográficos poderão ser evitados.
Comments