• Jornal Abaixo Assinado

Proteção animal pede socorro no Rio de Janeiro


Falta de fato uma política pública de proteção animal no estado do Rio de Janeiro

Vaneide Carmo*

O candidato Crivella prometeu atenção e mudanças na política de proteção aos animais.

Mas o prefeito Crivella até agora nada fez. Após quase sete meses, a situação continua na mesma para os animais e para os que vivem confinados na antiga Secretaria Municipal de Proteção de Animais (Sepda), que passou a ser, na atual administração, uma Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subem).

A situação está bem grave!  O prefeito diz que encontrou dívidas e não está pagando os fornecedores, inclusive a empresa que contrata os profissionais e veterinários para realizarem cirurgias nos centros de castração.

Hoje, com as promessas de mudanças, a situação é de precariedade. Funcionários da Fazenda Modelo, em Guaratiba, onde funciona um grande canil público, estão com os salários atrasados. Alguns funcionários que foram demitidos também não receberam suas indenizações. Como cuidar dos animais diariamente com amor, com a autoestima em baixa e sem saber como honrar os compromissos em casa?

Os protetores estão insatisfeitos com a falta de um bom atendimento. Há dificuldade até para marcar o calendário de castração ou fazer uma reclamação na Subem. Tudo isso porque, o que era um sonho de mudança, para os que votaram e torceram por algo diferente, está sendo um pesadelo. Temos que lutar para que as leis e as promessas feitas por governantes e políticos sejam levadas a sério. Senhores vereadores, deputados, governador e prefeito façam a diferença. Os animais não são objetos, eles fazem parte das famílias e nos dão amor sem pedir nada em troca.

Depois do que estamos assistindo no país, no Rio de Janeiro e, em especial, em Jacarepaguá, temos a convicção de que a mudança está em nossas mãos! Apenas a organização e a mobilização popular fazem de fato as transformações na sociedade. Enfim, só a luta muda.

Não comprem animais. Adotem!

*Militante de Jacarepaguá em defesa dos animais

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png