• Jornal Abaixo Assinado

Por um Plano Popular das Vargens


foto peu vargens

Por um Plano Popular das Vargens e o nosso direito à cidade

Moradores das Vargens se rebelaram contra a Prefeitura e a Câmara Municipal do Rio e questionam a feitura de cima pra baixo do PEU das Vargens. Nessa mobilização, os moradores criaram o movimento Articulação Plano Popular das Vargens e estão propondo uma construção coletiva do PEU das Vargens, a partir da articulação entre os moradores do território, a sociedade civil organizada, os movimentos sociais, as instituições de ensino e pesquisa e os representantes do poder público.

Leia na íntegra o primeiro manifesto da Articulção Plano Popular das Vargens

O Plano de Estruturação Urbana (PEU) das Vargens, PLC 140/2015, é um atentado contra todo o ecossistema das Vargens (que inclui seus rios, sua floresta, sua produção agroecológica e todas e todos que aqui vivem). Portanto, o debate vai muito além da simples legalização de condomínios.

1. Denunciamos as remoções de comunidades locais e as ameaças a produção de alimentos locais. Em defesa da vida, da moradia e da agricultura como direitos inalienáveis. #RioSemRemoções

2. Denunciamos a privatização do nosso território com o projeto Vargem Maravilha. Nossos direitos não são mercadoria nas mãos de empreiteiras e outros interesses duvidosos.

3. Denunciamos a drenagem que resultará da intensiva ocupação dos campos molhados, a várzea, ou Campos de Sernambetiba. Reivindicamos para este local uma reserva ambiental que garanta a retroalimentação das águas até sua fonte, promovendo um círculo vital para os rios.

4. Denunciamos que a ocupação de encostas e montanhas inseridas no PEU é ilegal. Em defesa do Parque Estadual da Pedra Branca lutaremos contra quaisquer construções além da cota altimétrica necessária à conservação ambiental. Lutaremos pela delimitação de uma área de amortecimento compatível com a real necessidade de preservação da floresta e das fontes das águas.

5. Denunciamos a tragédia resultante de uma ocupação intensiva desta região sem a devida infraaestrutura. Em defesa da mobilidade urbana, solicitamos esclarecimentos sobre a implantação da malha viária e transporte de massa concomitante a ocupação possível para a região.

Estamos constituindo uma plataforma mínima que ofereça uma ALTERNATIVA ao que vem sendo proposto.

Se você se preocupa com o futuro de Vargem Grande e Vargem Pequena, entorno do PEPB  e adjacência, participe conosco.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png