• Anna Karolinna Gomes

POBREZA MENSTRUAL EM DEBATE

A pobreza menstrual ocorre quando pessoas que menstruam não conseguem ter acesso a produtos de higiene básica durante o período menstrual.


O debate acerca da pobreza menstrual no último mês ficou em grande evidência quando o presidente vetou o projeto de lei que beneficiaria estudantes da rede pública, presidiárias e mulheres em vulnerabilidade social com a distribuição de absorventes descartáveis.


Ao vetar, Bolsonaro alega que no projeto de lei não mostrava de onde sairia o dinheiro para custear os absorventes e a logística envolvida para a distribuição.


Como sempre, após ver a péssima repercussão de seu veto o governo recuou afirmando que irá distribuir de alguma maneira os absorventes no futuro.


No Rio de Janeiro, a prefeitura no dia 13 de outubro de 2021 passou a disponibilizar nas escolas da rede municipal absorventes para todas as estudantes. Ainda não é o ideal, mas essa política pública com toda certeza trará mais dignidade para as estudantes do ensino municipal, lutando contra a pobreza menstrual e para a equidade de gênero.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png