• Carla Scott

PESCADORES FAZEM "III BARQUEATA CONTRA A POLUIÇÃO DAS LAGOAS DE JACAREPAGUÁ

A Associação de Pescadores do Canal do Anil e o Movimento Baía Viva realizaram, no dia 11 de setembro, a III Barqueata, uma manifestação contra a poluição do Complexo Lagunar de Jacarepaguá. A I Barqueata ocorreu em maio de 2018 e, a II Barqueata, em junho deste ano. O objetivo é mobilizar a sociedade civil e o Ministério Público para que os termos do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) de 2019 resultem em ações concretas. Lembrando que este Termo de Conduta foi firmado entre o MP, o Inea – Instituto Estadual do Ambiente e a Cedae no qual foram acordadas metas para a retomada dos investimentos em saneamento básico na região.

Os pescadores, em conjunto com o Movimento Baía Viva, exigem que esses investimentos sejam priorizados. Com a privatização da Cedae, há uma promessa de aplicação de recursos por parte da concessionária privada, o Consórcio Iguá Fundo de Investimentos, no valor de R$ 2 bilhões. As lagoas estão poluídas por esgotamento sanitário dos diversos condomínios da região, lixo, aterros e ocupação urbana desenfreada. Entre os benefícios esperados pelas intervenções e obras de saneamento, espera-se a melhoria das condições de vida da população, da fauna e da flora local, manguezais, e a retomada do lazer e da prática de esportes nas lagoas.

A poluição nas lagoas da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá é um problema antigo e, segundo especialistas, o local é uma “bomba-relógio ambiental”. Para os ambientalistas, os canais estão assoreados e as ecobarreiras não funcionam. A coloração da água é escura, sem falar de sofás, pneus e brinquedos velhos que são encontrados em quantidade perto das margens. As lagoas têm mais de 6,5 milhões de metros cúbicos de lixo, e a cada chuva a situação é dramática, principalmente nos bairros do entorno como Anil, Rio das Pedras e Cidade de Deus, que sempre alagam com qualquer chuva.

Estamos de olho e vamos continuar cobrando das autoridades para que apresentem ao público, o mais breve possível, um cronograma com as atividades.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png