top of page
  • Jornal Abaixo Assinado

”Pelos Caminhos do Cafundá”

capa do livro


LANÇAMENTO DO LIVRO ”PELOS CAMINHOS DO CAFUNDÁ”

Uma etnografia sobre o quilombo Cafunda-Astroflgilda que mora no maciço da Pedra Branca no bairro de Vargem Grande na zona Oeste do Rio de Janeiro.

Sobre este evento


Pelos Caminhos do Cafundá. Paisagem e Memória de um Quilombo Carioca de autoria de Luz Stella Rodríguez Cáceres é uma etnografia da comunidade quilombola Cafundá-Astrogilda que habita no Maciço da Pedra Branca no bairro de Vargem Grande do Rio de Janeiro. Editado por Papéis Selvagens, o livro apresenta uma imersão na cotidianidade das famílias agricultoras e afrodescendentes no interior do Parque Estadual da Pedra Branca. Os capítulos destacam os conflitos enfrentados por essas famílias na procura do direito ao território e a constituição de uma identidade quilombola. Na sua escrita, a autora tece as relações entre memória, paisagem e parentesco como elementos constitutivos do espaço habitado, onde narrativas sobre passado, ancestrais e práticas econômicas convergem para um presente de luta e reconhecimento semeado por noções que desafiam a separação ontológica entre natureza e cultura.


Lançamento do Livro – quinta-feira, 7 de novembro de 2019. Das 17h às 20h. Café Épico – Rua do Acre – Centro/RJ.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O IMPACTO DA PANDEMIA NA ÁREA DA CULTURA

Um dos setores que sofreram com a pandemia foi a cultura, e vários artistas, agentes culturais, fazedores de cultura, museus, espaços culturais, teatros, cinemas, entre outros, tiveram suas atividades

Comments


bottom of page