• Jornal Abaixo Assinado

Passeata pela Paz


Encontro das Escolas pela Paz

O Rio de Janeiro está cansado de uma guerra que ameaça e prejudica todos os seus moradores. Do início de fevereiro, quando começou o ano letivo, até agora, a violência deixou mais de 115 mil alunos de 349 escolas públicas do município sem aulas em bairros e comunidades como Acari; Complexo da Maré, Complexo da Penha, Complexo do Alemão; Vila Kennedy, Manguinhos; Cidade de Deus; Serrinha; Chapadão; Penha; Jacarezinho e Antares.

Por isso,  alunos das 1537 escolas do município e e profissionais da Educação estão desenvolvendo uma  campanha pela paz, que vai reunir a comunidade escolar no próximo domingo, dia 2 de julho, das 8h às 13h, em torno do Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo. Cada escola vai levar a sua mensagem de paz.

“Aqui é um lugar de paz” é o mote da campanha que está reunindo as escolas do município, seus 650 mil alunos e quase 60 mil professores e funcionários. A corrente de elos em formação constante não se limita ao ambiente escolar.  Chega às famílias, às casas, às ruas e aos bairros.

No Encontro das Escolas em defesa da paz e contra a violência, políticos de qualquer partido serão bem-vindos na condição de cidadãos comuns, sem destaque especial. Líderes religiosos também serão bem-vindos – também como cidadãos comuns, sem destaque especial.

 Não haverá celebração religiosa, nossa rede é laica e republicana.

 Será uma festa bonita, com música, teatro, circo, desenhos e poesia. Você é nosso convidado. Junte-se a nós. Venha conosco celebrar a paz. Traga as crianças. É por elas, antes de tudo, que estamos lutando.

 Faça crescer a árvore da paz

 A campanha contra a violência nas escolas da rede municipal de ensino chega hoje ao mundo virtual através da hastag #árvoredapaz, que vai reunir mensagens postadas por alunos, professores e público em geral nas redes sociais. Abrigada no Portal da MultiRio (www.multirio.rj.gov.br/arvoredapaz), a árvore vai ‘crescer’ a cada postagem recebida. A iniciativa é mais um instrumento de mobilização da campanha “Aqui é um lugar de Paz”.

Assine o manifesto pela paz – http://prefeitura.rio/web/sme/paz

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png