- Jornal Abaixo Assinado
PARABÉNS AOS PROFESSORES!

Olá, queridos leitores! Em outubro comemoramos o Dia do Professor, por isso vamos conversar sobre Educação, suas formas de atuação e a importância dela para a escrita?
Atualmente, a educação sofre grandes transformações em relação à integração dos jovens no meio acadêmico. Muitos adolescentes e adultos, que não puderam ingressar na escola em idade regular, buscam oportunidades nas instituições apropriadas de modo a recuperarem o tempo.
Em virtude da vasta procura, jovens e adultos têm adentrado nos cursos chamados EJA para continuarem seus estudos e poderem adquirir o necessário ao mercado de trabalho. Dessa forma, o aluno retoma sua escolaridade e atinge o mínimo na sua formação.
A partir desse fato, profissionais passaram a investir na composição de textos e no desenvolvimento da linguagem e da escrita. A maior parte das empresas exige que o candidato à vaga saiba escrever uma boa redação. Por outro lado, os estudantes precisam se aprimorar na leitura e consequentemente na escrita a todas as situações propostas.
Logo, é extremamente significativo que a Educação alcance todos em qualquer faixa etária, a fim de que haja a valorização dos alunos, de forma a galgarem os objetivos em suas vidas pessoais e profissionais.
Técnicas textuais para investimento nos alunos:
Leitura diversificada (jornais, revistas, livros, artigos, contos, crônicas, etc.);
Produção de texto acerca das leituras feitas;
Conhecimento das pontuações em geral;
Estudo sobre coesão e coerência textuais;
Roda de leitura em sala de aula;
Visitas à biblioteca e lugares culturais.
Escrito por Juliana Bernardo